Data marketing é uma estratégia para ser usada em conjunto com o marketing de conteúdo para atingir o público certo. Continue nesse artigo e saiba mais!
O marketing digital vem ganhando cada vez mais espaço como forma de divulgação. Seja por meio das redes sociais ou do posicionamento no google, uma empresa precisa estar na internet para efetivamente existir para o seu público.
Mas o marketing digital precisa estar atrelado a algumas estratégias, como a estratégia de data marketing, em que dados são usados para trazer mais inteligência ao planejamento e a produção de conteúdos, para que os mesmos gerem melhores resultados.
O que é data marketing?
Data driven marketing, ou data marketing como é mais conhecido, é a incorporação de dados como um guia para a tomada de decisões sobre o marketing da empresa. Esse guia serve para criação de campanhas, definição de público-alvo, a escolha dos canais de comunicação, os conteúdos que serão utilizados e a forma como eles serão expostos. Toda a estratégia de marketing passa a ser orientada pelos dados apresentados pelo data marketing.
Mas existe algo a ser observado, os dados não fazem nada sozinhos. Eles podem apresentar, por exemplo, a idade média do seu público. Porém, para esses dados serem usados da forma mais proveitosa depende das ferramentas de coleta, tratamento e análise dos dados e da forma com que a empresa em Uberlândia usará essas informações.
O marketing digital, com a ajuda das redes sociais e da internet, promove informações mais precisas do que eram encontradas anteriormente por meio de pesquisas de mercado e campanhas off-line.
Com a tecnologia, todos os passos dos consumidores podem ser mapeados. É possível monitorar os visitantes do seu site e dos seus concorrentes e o desempenho de todas as suas ações. Isso torna as informações mais ricas para embasar as decisões.
Esses dados podem fazer com que as ações da equipe de marketing sejam mais assertivas, até para correr riscos com mais noção de mercado. Assim, o data marketing se torna um diferencial competitivo em relação aos concorrentes.
Qual a relação entre data marketing e conteúdo?
O marketing de conteúdo é a área do marketing que precisa de uma estratégia baseada em dados para tornar a abordagem mais eficiente. Essa estratégia, conhecida como data driven, consiste na criação de conteúdo relevante para o público. O objetivo do conteúdo é atrair o interesse da audiência e gerar mais aproximação da mesma com a marca, gerando mais leads e até clientes. Por isso, esse é um dos pilares do inbound marketing, em português “marketing de atração”.
Decisões do marketing de conteúdo tomadas com base em dados, são transformadas em ações estratégicas bem direcionadas. Já que os dados trazem informações valiosas sobre a audiência e formas de alcançá-la. Além de dados como desempenho de conteúdos, as estratégias da concorrência e muito mais.
Essas informações podem ser usadas para a avaliação de resultados e no planejamento de conteúdos, tornando-o mais atrativo para o público alvo.
Como o data marketing auxilia o marketing de conteúdo ?
O data marketing trabalha com dados, trazendo mais informações para o marketing de conteúdo. Em vez de criar conteúdos sem propósito, com as informações do data marketing você pode traçar estratégias e gerar conteúdos com um objetivo e focado em um resultado.
Pensando nisso, trouxemos abaixo, alguns pontos que o data marketing contribui para a estratégia de conteúdo.
Conhecer a audiência
Os dados fornecidos pelo data marketing podem ajudar a conhecer melhor o público com que você se relaciona.
Assim, é possível saber quem são seus espectadores, o que gostam, como vivem, idade, desafios, objetivos, problemas, motivações e muito mais. Com esses dados, você entende a melhor forma de abordá-lo e como o seu conteúdo pode atingir e ser relevante para o público.
Esses dados também podem auxiliar na criação de persona, resumindo o perfil, interesses e necessidades do seu cliente ideal. Com a pessoa traçada, é possível saber a melhor forma de se comunicar.
Planejar pautas de conteúdo
A análise de dados ajuda a entender quais os conteúdos que são mais procurados na internet, o que mais engaja nas redes sociais e os assuntos mais pesquisados no google.
Esses dados ajudam a definir as pautas dos conteúdos a serem produzidos, com mais chance de atingir o público. Sem contar que conteúdos bons e com muitos acessos tendem a estarem melhores posicionados no google.
Mapear os canais de conteúdo
Esses dados também mostram quais os melhores canais de conteúdo para as publicações, como blog, instagram, email e outros.
É possível entender os lugares mais acessados pela persona, e qual a influência deles na decisão de uma compra.
Monitorar concorrentes e benchmarks
Com os dados fornecidos pela estratégia de data marketing também é possível monitorar o que acontece ao seu redor, e ficar de olho nos concorrentes. A análise de competitividade no marketing de conteúdo ajuda a mapear estratégias de concorrentes e benchmarks, entender o que está funcionando e inspirar novas ideias.
Além de ser possível monitorar a sua posição no mercado. Com a análise SEO, é possível saber quem são os concorrentes diretos da sua marca no google, por exemplo.
Identificar sazonalidades
A análise de dados também tem como missão mais importante identificar os padrões de comportamento. Entre diversos usuários, é possível perceber que o interesse em determinados pontos aumenta dependendo da época.Como Copa do mundo, Jogos olímpicos e até natal.
Identificar conteúdos que performam melhor
Uma das maiores vantagens do data marketing é a possibilidade de identificar o alcance dos conteúdos.
Uma análise mais profunda dos conteúdos pode mostrar quais temas, abordagens, formatos e canais mais geram interesse e trazem resultados.
Otimizar a experiência do consumidor
O data marketing também ajuda a criar uma melhor experiência aos consumidores que consomem os seus conteúdos. É possível abordar os assuntos mais interessantes para eles nos canais que eles mais consomem
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