Você sabia que reter clientes é muito mais barato do que conquistar novos clientes? Veja, neste artigo, dicas de como realizar uma estratégia de fidelização de clientes e aumentar o lucro do seu negócio!

Fidelizar os clientes é importante para qualquer empresa. Se você observar, pode perceber que as maiores empresas do mundo possuem os clientes mais fiéis às marcas, como a Apple, Coca-Cola e Adidas. No entanto, não são apenas as multinacionais que podem possuir uma legião de fãs, a sua empresa também pode.

De acordo com a Harvard Business Review, com uma boa estratégia de fidelização de clientes, a empresa pode ter um aumento de 95% no faturamento. Então, se você quer ter esses mesmos resultados que estas empresas, continue a leitura e descubra como fidelizar seus clientes!

Fidelização de clientes

O que é fidelização de clientes?

A fidelização de clientes pode ser definida como uma estratégia que tem como objetivo criar e manter um relacionamento de qualidade com o público-alvo para que queiram comprar ou continuar comprando com a sua marca.

De acordo com Philip Kotler, “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um cliente atual.” Mas isso não significa que você não possa ir atrás de novos clientes. Pelo contrário, além de fidelizar clientes que já estão em sua base, você deve pensar em estratégias para fidelizar os novos clientes da sua empresa em Uberlândia.

Por que é importante fidelizar clientes?

A fidelização de clientes é de extrema importância para todas as empresas, independente do porte ou área de atuação. 

Como já dissemos anteriormente, é muito mais simples vender para quem já conhece os seus produtos/serviços e atendimento. Além disso, o custo de aquisição de um novo cliente é muito maior do que o custo para vender para um cliente que já conhece sua empresa.

Mas estes não são os únicos benefícios de fidelizar os clientes. Veja abaixo porque você deve fidelizar os seus clientes!

Maior lucratividade

Quando um cliente é fiel, a recorrência de compra com a sua marca é maior. Além disso, por já conhecerem a sua marca, não se preocuparão com o valor, pois sabem a qualidade que estarão recebendo. Ou seja, confiam em você e, por isso, é mais fácil convencer eles a adquirirem outros produtos/serviços.

Ticket médio maior

Em consequência do tópico anterior, quando a recorrência de compra é maior, o ticket médio daquele cliente também se torna maior

Melhor feedback

Nem todos os clientes estão dispostos a compartilhar suas opiniões sobre a empresa. No entanto, clientes fiéis costumam dar a opinião sobre o produto, atendimento e/ou entrega. Afinal, por estarem envolvidos com a marca, querem fazer com que ela melhore cada vez mais.

Maior número de indicações

Quando satisfeitos, os clientes costumam indicar os produtos/serviços para familiares, amigos ou conhecidos de maneira espontânea. 

Melhora a saúde financeira da empresa

Fidelizar clientes significa aumentar a receita da empresa consideravelmente. Afinal, os compradores vão adquirir seus produtos/serviços de maneira mais recorrente, além de gastar mais do que clientes recentes.

Aumenta a credibilidade

Um cliente satisfeito compra mais vezes da mesma marca, isso porque não é mais necessário passar pela fase de convencimento. Ou seja, ele já confia na marca e passará a indicar para outras pessoas.

Maior visibilidade

A fidelização de clientes aumenta a visibilidade da marca porque os clientes fiéis indicam a marca à terceiros. Ou seja, há um crescimento orgânico e com grandes chances de conversão para vendas.

Previsibilidade de receita

Os clientes já conhecem sua marca, por isso voltarão a comprar com você, a não ser que eles tenham uma experiência horrível. Dessa forma, se torna mais simples identificar necessidades, resolver problemas, prever comportamentos e realizar ações certeiras.

Dificulta o trabalho da concorrência

Clientes fiéis não vão te trocar pela concorrência, ou seja, se torna um diferencial competitivo. Por isso, é crucial manter a qualidade nos produtos e excelência no atendimento, de maneira que o cliente mantenha a confiança em sua marca.

Como fidelizar clientes?

Embora não haja uma fórmula de como fidelizar clientes, existem práticas que a empresa pode realizar para deixar os clientes satisfeitos.

E, para te ajudar, separamos algumas dicas para você fidelizar seus clientes com mais facilidade. Veja abaixo!

Ofereça um atendimento de qualidade

A qualidade do serviço é um dos principais fatores para satisfazer um clientes. Por isso, esteja sempre disponível para resolver os problemas do cliente, vá além do básico e entregue uma experiência memorável ao cliente.

Ofereça um atendimento personalizado

Fazer com que o cliente sinta-se especial e importante é uma das estratégias mais eficientes de fidelização. Dessa forma, a sua empresa estará proporcionando uma experiência única ao cliente.

Crie um programa de fidelidade

Em uma estratégia de fidelização de clientes, não pode faltar o programa de fidelidade. O programa de fidelidade é uma ação em que a empresa oferece recompensas, descontos ou vantagens, incentivando que eles comprem sempre da mesma marca.

Mantenha contato frequente

Seja por e-mail, WhatsApp, SMS, ligação ou redes sociais, é importante manter o contato frequente com os clientes. Dessa maneira, a empresa estará sempre presente em sua mente e será a primeira opção em um momento de necessidade.

Resolva problemas de forma rápida

Problemas são inevitáveis, mas solucioná-los rapidamente é de extrema importância. Quando um problema é resolvido rapidamente, o cliente tem uma experiência satisfatória e pode se tornar ainda mais fiel.

Realize pesquisas de NPS

As pesquisas de NPS auxiliam a empresa a identificar a quantidade de clientes detratores, neutros e promotores e, assim, entender quanto seus clientes estão satisfeitos com a jornada de compra que tiveram.

AUSTER CONTÁBIL

Com mais de 32 anos no mercado, somos uma empresa de serviços contábeis, experiente, versátil, com profissionais capacitados, perfil tecnológico e comprometida com os resultados de nossos clientes.

Temos especialistas de várias áreas da contabilidade para te auxiliar no que você precisar. Como uma contabilidade consultiva estamos à disposição dos nossos clientes, para ajudá-los com todas as demandas fiscais e contábeis que a sua empresa precisa.

O nosso propósito é entregar além do “habitual”, entregar além das nossas obrigações legais para com os nossos clientes. Nos posicionamos como parceiros estratégicos dos nossos clientes e atuamos como conselheiros em diversos momentos de seus negócios.Conte conosco e tenha a tranquilidade e o apoio necessário para levar o seu negócio ao sucesso! Vai abrir ou encerrar uma empresa em Uberlândia? Entre em contato com a Auster e tenha a tranquilidade e o apoio necessário para tomar a decisão correta.

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