Atualmente um assunto muito comentado na internet tem sido saúde mental, e nesse mesmo tema temos os Gatilhos Mentais. Apesar do nome assustador, não se trata de manipulação, faz parte da psicologia.

Uma parte da psicologia estuda a forma como reagimos a estímulos do meio de acordo com as vivências que tivemos, os gatilhos mentais. E não se trata apenas de coisas ruins que nós lembramos, mas também sensações de conforto, alegria e segurança, todas as emoções podem trazer gatilhos, basta saber a forma de trabalhá-las. 

No marketing tentamos sempre mostrar para as pessoas como o produto ou serviço que estamos apresentando é útil, fazer com que a pessoa se identifique com ele, assim os gatilhos mentais podem ser uma ótima ferramenta nesse meio.

Essa ferramenta deve ser usada com muita cautela, já que gatilhos podem ativar sentimentos positivos (calma, tranquilidade, alegria, segurança) ou negativos (tristeza, raiva, medo, hostilidade).

Uma das coisas fundamentais para aplicar esse método é conhecer e compreender seu público-alvo para saber como influenciá-los. Saber a idade do seu público, a sexo, o local onde moram, tudo isso facilita saber quais coisas podem trazer lembranças boas, como um assunto na internet que atinge esse público, ou uma lembrança antiga da cidade onde moram.

Uma vez que conheceu seu público é preciso entender como essa estratégia de marketing o atinge o seu cliente e se aplica ao seu negócio. Uma empresa voltada para um público mais conectado pode usar memes e piadas da internet ao seu favor de uma forma diferente do que uma empresa voltada para um público mais desligado das redes sociais, por isso o estudo de público é tão importante.

Alguns exemplos práticos de gatilhos mentais são: 

1. Reciprocidade: 

A necessidade de retribuir algo que lhe foi dado anteriormente, como amostras grátis 

2. Autoridade

Ter um especialista ou alguma celebridade falando sobre o produto ou serviço passa credibilidade para o público, deixando-o mais seguro a consumir aquilo que está sendo apresentado.

3. Prova social

Comentário de aprovação, indicação de pessoas próximas, muitas avaliações positivas tendem a passar a imagem de um produto ou serviço que realmente funciona.

4.     Novidade

É um dos gatilhos mais fácil de ser utilizado e mais usado por todos, um novo produto ou até mesmo um produto renovado tende a atiçar a curiosidade do cliente em experimentar a novidade.

5.     Escassez e urgência

Produtos em edição limitada, ou promoções por tempo limitado tendem a ser muito chamativas, pois ter algo limitado ou perder uma promoção imperdível tendem a ser uma oportunidade que não pode ser perdida.

Os gatilhos mentais são uma ótima forma de atrair o público, mas não devem ser utilizados para manipulá-lo, entregar valor para o seu público. Afinal de contas, a intenção dos gatilhos é oferecer uma boa experiência. 

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