Entenda o que é marketing de conteúdo, os pontos importantes para elaborar uma boa estratégia, seus objetivos e vantagens!

O outbound marketing, ou marketing tradicional, utiliza-se de ferramentas como flyers, outdoors, telemarketing, propagandas no rádio e tv, e outros tipos de prospecções ativas para captar a atenção dos clientes e criar um contato com essa rede, porém, apenas esse tipo de abordagem deixou de trazer os resultados desejados pelas empresas, que passaram a adotar cada vez mais o inbound marketing.

O inbound marketing tem como objetivo captar clientes e aproximá-los da marca, mas diferente do marketing tradicional, são utilizadas estratégias que fazem o cliente vir até a marca, como é o caso do marketing de conteúdo!

marketing de conteúdo

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma das frentes mais utilizadas do marketing digital, trata-se de uma estratégia focada em produzir e distribuir conteúdos que engajem e atraiam o público-alvo, com o objetivo de crescer sua rede de potenciais clientes e, a partir disso, converter vendas e conquistar mais clientes.

Contextualizando, tempos atrás o consumidor era bombardeado de comerciais de tv e não tinha muitas opções para escapar desses anúncios, mas atualmente o público possui um poder de escolha, do que assistir e onde depositar sua atenção, muito mais alto, o que gerou o surgimento, cada vez maior, de estratégias que prendam a atenção dos potenciais clientes e engajem a marca de forma orgânica.

O marketing de conteúdo procura gerar valor para o consumidor, explorando assuntos relevantes e fornecendo informações valiosas no momento que aquele público precisa delas, trazendo confiança para a marca e a possibilidade de despertar desejo ou evidenciar uma dor que aquele indivíduo não percebia ter. Em seguida, a marca oferta seus produtos ou serviços gerando vendas orgânicas ou, pelo menos, conquistando um novo lead que poderá converter em venda.

Implementação do marketing de conteúdo

É importante definir os pontos necessários para a implementação do marketing de conteúdo na sua empresa, a fim de obter resultados positivos com essa estratégia do marketing digital.

As etapas para desenvolver um marketing de conteúdo completo e eficiente são:

  • Planejamento: nessa etapa é importante definir o objetivo geral da empresa, dividir esse objetivo em metas de resultados esperados do marketing de conteúdo e esclarecer quais colaboradores serão responsáveis por cada processo.
  • Persona: se a empresa ainda não tiver uma buyer persona definida é importante a elaboração de uma, pois com esse recurso fica muito mais fácil criar conteúdos realmente relevantes e que cativam a atenção do público desejado.
  • Conteúdo: os conteúdos que serão criados pela marca podem vir em diversos formatos, como artigos, e-books, vídeos ou posts para redes sociais, basta que a empresa analise a persona que foi elaborada e decida as melhores estratégias para garantir um conteúdo pertinente.
  • Distribuição: seguindo o mesmo raciocínio da criação dos conteúdos, os canais ou plataformas que serão utilizados para a distribuição desse conteúdo ao público devem ser definidos baseado na persona, onde ela está. Como quais as redes sociais de maior uso, sites mais visitados ou até listas de e-mail.
  • Resultados: é importante realizar o acompanhamento para mensurar os resultados obtidos com a estratégia. Para isso, analise métricas como tráfego, interações obtidas e SEO.

Formatos para os conteúdos produzidos

Nos aprofundando mais nas possibilidades de formatos para os conteúdos feitos pela marca, é importante ressaltar que uma pesquisa detalhada sobre o público-alvo se faz extremamente útil. Entender quais tipos de conteúdo convertem mais interações e captam mais a atenção desses indivíduos ajuda a focar os esforços e investimentos da empresa em processos mais assertivos e que tragam mais resultados.

Textuais

Conteúdos em formato de texto ainda são relevantes para certas fatias do mercado. Artigos para blogs, e-books, posts informativos para as redes sociais e outros materiais podem ser ótimos conteúdos para atrair e demonstrar autoridade, conquistando a confiança de potenciais clientes.

Um bom exemplo são os escritórios de contabilidade, para os quais um dos melhores formatos de conteúdo são os artigos, esclarecendo as dúvidas do indivíduo e oferecendo seus serviços como solução.

Design e vídeos

Conquistar o público com conteúdos de imagens e vídeos também é uma boa opção, o visual tende a atrair muita atenção dos consumidores, como fotos profissionais, vídeos com produção, infográficos, posts temáticos e outras formas.

Esses formatos de conteúdo ainda têm maior propensão de serem compartilhados e trazerem mais engajamento para a marca.

Áudio

Uma parcela do público ainda pode ser abordada com conteúdos de áudio e gerar bons resultados. Pessoas que passam muito tempo no trânsito ou até aqueles que treinam consumindo algum conteúdo de áudio como podcasts.

Às vezes inserir sua marca em um meio que o seu target consome é o primeiro passo para que ele comece a considerar sua proposta de venda.

Importância do marketing de conteúdo

Mesmo que o marketing de conteúdo não esteja gerando conversões imediatas, o interessante dessa estratégia é que, fornecendo informações relevantes para o público e, a partir disso, criando autoridade e se tornando referência nos assuntos abordados, no momento que aquele potencial cliente sentir a necessidade de compra, com certeza ele optará pelas empresas que estão no seu radar e que ele já confie.

Etapas do marketing de conteúdo

Como você já deve ter notado, o marketing de conteúdo se utiliza de etapas previamente definidas para conquistar os potenciais clientes e transformá-los em clientes, elas são:

  • Educar o público;
  • Ganhar autoridade no assunto;
  • Influenciar a decisão de compra;
  • Fidelizar os clientes conquistados.

Benefícios do marketing de conteúdo

Se não bastar toda a importância que o inbound marketing proporciona para as empresas, que já foi explorada nesse artigo, podemos citar exemplos de gigantes do mercado que já utilizam o marketing de conteúdo em suas estratégias de marketing e tem ótimos resultados: McDonald’s, Magazine Luiza, Natura, Pontofrio, Samsumg e muitas outras, cada uma adaptando a estratégia da maneira mais eficiente ao seu público específico.

Dentro dos diversos benefícios que a prática do marketing de conteúdo trás, temos:

Aumentar a visibilidade da marca na internet

O marketing de conteúdo tem grande relação com as estratégias de SEO, que tem o objetivo de melhorar o rankeamento dos sites e, consequentemente, trazem mais visitas e exposição para a marca.

Conquistar mais interações

Os conteúdos produzidos pela marca também servem como um canal de interação com os clientes, deixando comentários, dúvidas e enviando sugestões. Essas interações, ainda, geram possibilidade de compartilhamento, fazendo uma publicidade espontânea para a empresa.

Nutrir seus leads

Os leads tem grande importância pois, mesmo não sendo clientes e gerando conversões para a empresa, eles têm potencial de compra, e alimentando esses leads com os conteúdos produzidos você aumenta as chances de gerar conversões.

Ganhar confiança do público

Ao investir tempo e recursos para produzir conteúdos a empresa entrega valor ao público, conquistando confiança e se mantendo presente na memória dos consumidores.

Caminho percorrido pelos clientes

Os leads e consumidores dos conteúdos que a empresa produz com a estratégia de marketing de conteúdo passam por um processo até se tornarem clientes da marca e serem fidelizados:

  1. Aprendizado e descoberta;
  2. Reconhecimento do problema;
  3. Considerando a solução;
  4. Decisão de compra;
  5. Fidelização pelo pós venda.

Agora que você conhece a estratégia de marketing de conteúdo, todos os seus benefícios e todos os passos necessários para implementá-la na sua empresa de forma eficiente e que gere os resultados desejados aproveite e identifique qual tipo de conteúdo e meio de distribuição é a melhor opção para seu negócio.

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