Você sabe o que é posicionamento de marca e sua importância? Veja neste artigo!
O posicionamento de marca é, basicamente, como você quer ser lembrado e reconhecido pelos seus clientes.
Essa estratégia de branding não foca no produto ou serviço, mas sim na percepção que seu cliente tem sobre a sua marca.
De acordo com Philip Kotler, considerado o pai do Marketing, o posicionamento de marca consiste em desenhar a oferta comercial de forma a ocupar um lugar precioso na mente dos consumidores.
Para se posicionar com sucesso, você precisa saber exatamente:
- Quem é seu público-alvo?
- Quais dores seu produto resolve?
- Qual a proposta de valor e atributos da sua marca?
- Quais são seus diferenciais?
- Como você quer que sua marca seja reconhecida?
Após responder as perguntas acima, é necessário desenvolver uma estratégia para comunicar tudo isso, da forma mais impactante possível.
Ao realizar uma estratégia bem-sucedida de posicionamento de marca, a sua empresa se beneficiará das seguintes vantagens:
- Maior reconhecimento e visibilidade da marca;
- Autoridade no mercado, construindo audiências, além de clientes;
- Credibilidade e melhor imagem em relação aos competidores diretos.
Quais são os fatores-chaves para realizar uma estratégia de posicionamento de marca?
Uma estratégia de posicionamento de marca deve ser vista como um projeto por toda empresa, o que requer planejamento, análise e esforço. Veja a seguir como montar essa estratégia!
1. Descobrir as necessidades e preferências do consumidor
É necessário conhecer seus consumidores para se posicionar em seu nicho de mercado. Pesquisas e entrevistas proporcionam acesso a esse conhecimento.
2. Analisar a concorrência
Faça uma auditoria sólida e rigorosa sobre seus concorrentes e identifique o que eles fazem e qual é a percepção do público sobre essas ações. Assim, você terá uma imagem clara do que é bom e do que não é inteiramente conveniente fazer em seu segmento de mercado.
3. Conectar com valores, percepções e pensamentos
Pense no que estimula e motiva seu público e, a partir daí, alinhe sua mensagem e seus processos comerciais a essas impressões. Dessa forma, é possível estabelecer relações comerciais sólidas e conquistar clientes fiéis a sua marca. Além de aumentar o potencial de visibilidade e crescimento da sua empresa e garantir um posicionamento de marca mais sustentável para o seu negócio.
4. Reforçar qualidades diferenciadoras
A sua empresa deve ter um tom de voz único e característico, permitindo a construção de uma essência que se conecte com o usuário.
A autenticidade é um requisito imprescindível para aumentar o potencial de reconhecimento da sua marca. Ao possuir um produto, serviço ou conteúdo único, as pessoas passam a buscá-lo pela diferenciação e pelo valor agregado nele. Ao vender pelo valor, e não pelo preço, você garante um crescimento sustentável para a sua marca.
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