Os KPIs permitem o acompanhamento e melhor gerenciamento do desempenho e sucesso das estratégias implementadas. Saiba tudo sobre os KPIs neste artigo!
KPI é uma sigla para a palavra em inglês Key Performance Indicator, em português Indicador-chave de Performance. Como o próprio nome sugere, é uma métrica para avaliar as estratégias e os resultados, podendo ser um percentual ou número.
Por meio dessa ferramenta é possível mensurar resultados de estratégias de marketing, de vendas, de engajamento do público, métricas de atendimento ao cliente, entre outras.
Os KPIs são essenciais para todas as empresas para avaliar processos, identificar o que está dando certo e gerar insights para melhorar o que precisa ser ajustado.
Existem inúmeros indicadores de desempenho que podem ser utilizados em um negócio. Os mais usados costumam ser:
- Tempo Médio de Atendimento (TMA);
- Customer Satisfaction Score (CSAT);
- Net Promoter Score (NPS);
- Duração do ciclo de vendas;
- Taxa de conversão de visitante em lead;
- Taxa de conversão de lead em cliente;
- Taxa de Churn;
- MRR (Receita Mensal Recorrente);
- Fluxo de Caixa;
- Custo por lead.
Um KPI pode ser usado para mensurar:
- Produtividade: tem o objetivo de avaliar o rendimento e a eficiência dos processos;
- Qualidade: auxiliam na análise de um processo produtivo;
- Capacidade: analisam a capacidade de resposta de um processo;
- Estratégias: fornecem um comparativo entre o cenário atual da empresa e o esperado.
Quais são os tipos de KPI que você pode usar?
Os KPIs são divididos em três categorias, essas são: primários, secundários e práticos. Veremos um pouco de cada um a seguir!
KPIs primários
Os KPIs primários mensuram os resultados. Basicamente, demonstram por meio de dados que a estratégia adotada está trazendo resultado ou não.
Alguns KPIs primários são:
- leads;
- tráfego;
- custo de aquisição por lead;
- taxa de conversão;
- receita total;
- receita por compra.
KPIs secundários
Possibilitam o acompanhamento bem de perto, identificando quais setores estão trazendo bons resultados e quais não estão. Esses indicadores devem reforçar os primários e mostrar os porquês.
Alguns indicadores secundários são:
- Origem do tráfego;
- Assinantes do blog;
- Visitantes que interagiram com a call-to-action;
- Média de preço por transação.
KPIs Práticos
A função deste KPI é, basicamente, explicar os resultados apontados pelos KPIs acima. Servem para acompanhar dados mais detalhados sobre comportamento, aquisição e características do usuário.
Alguns deles são:
- pageviews;
- páginas/visita;
- bounce rate;
- melhores landing pages;
- page rank;
- palavras-chave mais pesquisadas (de acordo com seu negócio);
- conteúdos mais lidos/visitados;
- tráfego;
- visitantes (novos x recorrentes);
- interações sociais.
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