A pesquisa de mercado é um estudo que ajuda a entender o mercado que uma empresa está inserida. Ela está diretamente ligada às técnicas marketing para empresas em Uberlândia, auxiliando no entendimento do funcionamento do mercado e na forma de atuação de um negócio.
A ferramenta vai possibilitar uma visão ampla do negócio, considerando todos os componentes do mercado que vão impactar na atuação da empresa, seja ela de criação ou de inovação, expansão ou relocalização.
Resumidamente, a pesquisa de mercado é a responsável pela coleta e análise de dados que ajudam no desenvolvimento da estratégia de negócios.
Por que desenvolver uma pesquisa de mercado?
As pesquisas de mercado são ferramentas importantes para compreender todo o ecossistema em que o seu negócio está inserido.
No processo inicial de abertura de uma empresa, as pesquisas de mercado são de suma importância para identificar fatores que irão impactar diretamente no negócio. Entre eles, estão a concorrência, a demanda, os testes de preço, de produto, embalagem, a concorrência, perfil dos consumidores, entre outros.
Além disso, a realização de uma pesquisa de mercado permite que uma empresa:
- Avalie a viabilidade de um empreendimento;
- Teste novas campanhas, produtos e serviços;
- Explore novos nichos de mercado;
- Crie segmentos inéditos;
- Descubra informações estratégicas;
- Otimize processos internos da empresa;
- Elabore estratégias mais competitivas.
Mas afinal, como eu posso desenvolver uma pesquisa de mercado para o meu negócio em Uberlândia??
Setor
O primeiro passo para realizar uma pesquisa de mercado, é, obviamente, a pesquisa de informações sobre o mercado inserido. Como por exemplo, o tamanho, crescimento e estrutura do mercado em que a empresa deseja ser inserida. Nessa análise, os dados podem ser utilizados para acompanhar as mudanças do setor e, assim, desfrutar das oportunidades do mercado em Uberlândia.
Segmento de mercado
Para definir esse nicho, deve-se partir das características do seu produto ou serviço, do estilo de vida do consumidor, localização do mercado, entre outros fatores.
O objetivo dessa análise é identificar e segmentar o seu público-alvo. Ou seja, reunir as informações de todos aqueles capazes de consumir o que seu negócio oferece.
Em seguida, você deve descobrir o que e porquê essas pessoas estão comprando no mercado que você pretende entrar, e dessa forma, adaptar os seus atributos à estas informações. Isso definirá o seu posicionamento e, também, ajudará em processos importantes como melhorar o processo de vendas da sua empresa em Uberlândia.
Público-alvo
Como dito acima, para definir o seu segmento de mercado em Uberlândia, é necessário conhecer profundamente as pessoas que irão consumir seu produto/serviço.
Primeiramente é preciso identificar as características gerais do cliente. Se o seu público for pessoa física, deve-se definir: faixa etária, sexo, tipo de família, trabalho, classe, escolaridade e localização. Se por acaso for pessoa jurídica, delimita-se o ramo, os tipos de produtos e serviços, quantidade de empregados, tempo de mercado, filial, capacidade de pagamento e imagem no mercado.
Também é necessário identificar os interesses e comportamentos desse consumidor. Após isso, o próximo passo é reconhecer quais fatores o levam a comprar o produto ou adquirir o serviço. Por fim, deve-se analisar onde estão esses clientes, o tamanho do mercado, rua, bairro, cidade, estado, país, etc. Assim, será mais fácil atrair clientes para a sua empresa em Uberlândia.
Concorrentes
Para realizar uma boa pesquisa de mercado em Uberlândia, é preciso analisar a concorrência, identificar as deficiências e vantagens deles e, dessa forma, determinar os pontos fortes e fracos da sua empresa.
Auster Contábil
Com mais de 32 anos no mercado, somos uma empresa de serviços contábeis, experiente, versátil, com profissionais capacitados, perfil tecnológico e comprometida com os resultados de nossos clientes.
Temos como propósito entregar além do “trivial”, do cumprimento das obrigações legais que à nós são confiadas. Nos posicionamos como parceiros estratégicos dos empreendedores e atuamos como conselheiros em momentos importantes de seus negócios.
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