O plano de marketing é uma ferramenta importantíssima para o sucesso do seu negócio. Veja tudo sobre o assunto neste artigo!
O plano de marketing é um documento que descreve detalhadamente a sua estratégia de marketing, tanto voltado à organização quanto aos produtos e serviços prestados, e todas as ações que deverão ser tomadas para alcançar o objetivo. Além disso, o plano de marketing permite conhecer o mercado no qual a empresa está inserida e obter insights valiosos.
O planejamento de marketing é uma ferramenta da gestão de marketing e, por isso, está diretamente ligada à gestão do seu negócio. Este documento está presente no planejamento tático da empresa, conectando o planejamento estratégico às operações de cada área, contribuindo com a manutenção da competitividade no seu mercado de atuação.
Também é importante entender que o plano de marketing representa o posicionamento do seu negócio e, por isso, é necessário estar alinhado com a missão, visão e valores da empresa, afinal, há um impacto direto na sua imagem.
Uma empresa sem este direcionamento poderá ficar facilmente à deriva, sem rumo, e direção. E evitar esses problemas é o objetivo principal do planejamento de marketing.
Por que fazer um plano de marketing?
Montar um plano de marketing é importante para otimizar o investimento do seu negócio. A ferramenta responde o que será feito, como será realizado, por quais meios, com quais gastos e de que forma terá seus resultados mensurados.
Um plano de marketing ainda serve para:
- Elevar a consciência da marca e sua autoridade junto ao mercado;
- Atrair novos clientes, fidelizar os atuais e recuperar os antigos;
- Aumentar as vendas, o faturamento e a lucratividade do negócio;
- Divulgar ou apresentar produtos e serviços, novos ou não.
Para cada um desses objetivos, uma série de ações pode ser proposta. E todas elas precisam estar descritas de maneira detalhada no seu planejamento. O que importa é não fazer marketing no escuro, sem pensar, sem propor e sem medir.
Como montar um plano de marketing?
Para construir um plano de marketing será necessário:
Pesquisa de Mercado
O primeiro passo para realizar um plano de marketing é conhecer o seu nicho de mercado. E para isso, é preciso fazer uma pesquisa de mercado.
Toda e qualquer decisão a ser tomada deverá considerar o momento atual do mercado, assim como as necessidades dos clientes, as tendências do futuro e a forma em que a empresa se posicionará diante das mudanças.
Para uma análise detalhada sobre os diversos aspectos que podem influenciar o futuro da empresa. E para isso, a análise pode ser dividida em macroambiente e microambiente. Veja abaixo o que cada um desses termos representam:
- Macroambiente: situações gerais, que afetam todo o mercado. Podem ser questões jurídicas, econômicas, políticas, tecnológicas, entre outras. Esses fatores geralmente não podem ser controlados e estão diretamente relacionados ao país ou cidade em que a empresa atua;
- Microambiente: estão relacionados diretamente à empresa. Podem ser fornecedores, intermediários, concorrentes, clientes, etc.
Compreender esse funcionamento é fundamental para determinar um ou mais objetivos para o futuro, que devem sempre estar relacionados a algum tipo de aumento de participação no mercado.
Público-alvo
Conhecer o seu público-alvo é uma etapa fundamental para o sucesso da sua estratégia de marketing. Afinal, todas as ações de marketing a serem realizadas devem estar voltadas à eles.
E para isso, é preciso saber quando e como o cliente adquire o produto ou serviço, quais são as suas características, interesses, hábitos, entre outros. É necessário ir além das informações básicas como a idade, gênero e localização geográfica. Em vez disso, compreender o que seu cliente gosta de fazer, quais assuntos o interessam e onde ele consome informação, por exemplo, trará mais sucesso para a estratégia.
Estratégias e ações
Este é o momento de juntar a equipe e deixá-los livres para exporem as ideias e anotarem. É importante inovar, pensar em coisas diferentes para se destacar no mercado.
Não se esqueça de considerar os custos de cada ação e o orçamento proposto para a campanha. Se você tiver dificuldade, pode ser interessante contar com a ajuda de um sistema de gestão especializado.
Cronograma e execução
Após definir quais ações serão realizadas, é preciso organizar e determinar quando cada uma será executada. Assim, é possível acompanhar, monitorar e analisar os resultados do planejamento de marketing. E, dessa forma, se uma ação não estiver gerando o resultado esperado, será possível realizar as correções necessárias.
E, após as correções, basta colocar em prática. Aqui é a parte prática do planejamento e também é preciso uma equipe eficiente que consiga acompanhar todas as demandas que muitas vezes acontecem simultaneamente.
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