Precificação é o ato de determinar um preço. Diferentes aspectos devem ser levados em consideração para que a definição do preço de um produto ou serviço seja feita com eficiência. Quando todos os pontos estão em equilíbrio, a empresa consegue prosperar. Por isso, vamos falar sobre cada um deles abaixo.
Competitividade no mercado
Um preço muito alto pode afastar o cliente. No entanto, o contrário também pode prejudicar sua empresa em Uberlândia. É necessário moderação no processo de precificação e isso deve ser feito por meio de uma análise de mercado.
Um valor adequado é aquele que é atrativo para os clientes e é competitivo com os concorrentes.
Custo de produção
Por meio do custo de produção, o empreendedor conseguirá calcular de forma adequada quanto deve cobrar pelo seu produto.
O custo de produção deve ser calculado a partir dos custos operacionais e despesas fixas e variáveis.
- Despesas variáveis: insumos; armazenamento; manutenção; frete; comissão de venda; impostos e outros.
- Despesas fixas: aluguel, energia, salários, taxas, combustível, etc.
Percentual de rentabilidade
A rentabilidade pode ser definida como o percentual de remuneração obtido a partir da quantia que você investiu. Ou seja, é o valor que você terá de retorno de uma aplicação. Quando a rentabilidade está muito baixa, significa que algo está errado. O empreendedor deve observar qual a sua taxa de ganho em relação às vendas do produto para definir um valor adequado.
Lucro
O lucro representa quanto a empresa ganhará na venda de cada produto. Não há como definir o valor ideal de lucro. Tudo depende do produto, da empresa e do mercado. No entanto, especialistas recomendam que, no caso da venda de produtos, a margem de lucro seja de, ao menos, 2%.
A importância de precificar produtos e serviços
De acordo com a teoria do Mix de Marketing, a precificação é um dos pilares que sustentam qualquer negócio. Lembrando que, os 4 p’s do Marketing determina que os os fatores-chave que determinam o sucesso de um negócio, são:
- Produto: diferenciais e benefícios dos produtos e serviços
- Preço: precificação coerente com os custos, valor agregado, padrões de mercado e percepção de valor do consumidor
- Praça: ponto de venda com boa localização e processos de distribuição eficientes
- Promoção: estratégias de comunicação e divulgação para atingir o público-alvo certo.
A precificação adequada do seu produto ou serviço pode levar a um aumento acentuado em sua base de clientes, em sua participação no mercado e seu lucro total. Por isso, o preço cobrado pelo seu produto ou serviço é uma das decisões comerciais mais importantes que você toma.
Definir um preço muito alto ou muito baixo limita, na melhor das hipóteses, o crescimento do seu negócio. Na pior das hipóteses, isso pode causar sérios problemas para suas vendas e fluxo de caixa”, pondera Gerson Tavares, consultor em administração de empresas e empreendedorismo, no e-book da Future Print.
Uma precificação correta e bem feita resulta em ótimos resultados para uma empresa em Uberlândia, confira alguns desses benefícios!
Possibilita uma melhor margem para negociação com consumidores
A formação correta de um preço resulta em uma margem maior de negociação. Dessa forma, quando os clientes quiserem negociar o preço de um produto ou serviço, os descontos não irão gerar prejuízo para o seu negócio em Uberlândia.
Facilita a criação de promoções ou condições especiais de venda
Uma estratégia para atrair clientes para a sua empresa em Uberlândia, é por meio da criação de promoções ou descontos. Ao conhecer seus preços, é possível criar promoções mais certeiras e atraentes, agregando valor ao seu negócio. E assim como no motivo acima, não irá prejudicar sua empresa.
Potencializa o lucro líquido do empreendimento
Uma métrica financeira crucial é o lucro líquido. Quanto mais alto ele for, melhor. Um preço bem definido pode resultar em mais lucro ao negócio em Uberlândia, afinal, antecipa todos os custos e as despesas, bem como a margem líquida desejada. Assim, o empreendimento se torna mais saudável.
Como precificar um produto?
1. Calcule o custo por unidade
O primeiro passo para precificar corretamente um produto é saber o custo da matéria-prima, custo de distribuição, mão de obra, entre outros. No caso de serviços, você precisa calcular o tempo médio gasto para cada atividade, e formar um preço que cubra os minutos ou horas trabalhadas, cobrindo todo custo e gerando uma porcentagem de lucro.
2. Contabilize as despesas
Lembra do custo de produção citado acima? Neste momento, é preciso visualizar as despesas da empresa, definindo gastos fixos e variáveis.
- Custos variáveis: são esporádicos e dependem do volume de venda.
- Custos fixos: devem ser pagos, não importando o valor do seu faturamento.
É possível contabilizar as despesas de duas maneiras. Estas são:
- Diluindo os custos fixos no mix de produtos: você irá atribuir porcentagens de contribuição diferentes a cada um deles. Possibilitando o cálculo de uma estimativa de quantos produtos de cada tipo precisam ser vendidos para pagar a operação da sua empresa. O que sobrar, é lucro líquido.
- Estimar um preço que resulte em uma margem de contribuição: retirando o valor das despesas fixas e variáveis, o restante é o lucro líquido.
Não esqueça de incluir os valores de impostos em ambas as contas.
3. Respeite a margem
A partir do momento que foi definida a margem para que seu negócio sobreviva, é preciso respeitá-la. Atenha-se ao plano na hora de precificar, a não ser que a estratégia precise ser modificada. E não mantenha um item no estoque se ele está te dando prejuízo.
4. Entenda e conheça o markup e a margem de lucro
Muitos empreendedores não conhecem o termo markup, ou até confundem com margem de lucro. Por isso, explicaremos ambos os termos abaixo:
Margem de lucro: é a porcentagem que volta para o caixa quando todos os custos são pagos. Calcula-se subtraindo os custos do preço final do produto.
Markup: é o percentual aplicado aos produtos, ou seja, o lucro desejado.
5. Estude o mercado
É preciso realizar uma pesquisa minuciosa das principais marcas do mercado em que você irá atuar antes de precificar: quanto vendem, por quanto e para quem. Nessa pesquisa, você pode descobrir se o seu valor de venda está muito acima ou abaixo do mercado. Se isso acontecer, analise a situação. Se tiver uma margem alta, considere uma redução do valor.
Caso contrário, se a margem estiver apertada, talvez o produto não seja o mais adequado para a venda. No entanto, ainda há alternativas para ganhar competitividade. É possível diminuir a margem de um produto X e aumentar essa diferença em Y e oferecer os dois juntos.
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