Você sabia que compreender os três comportamentos básicos do ser humano pode ajudar as técnicas de vendas da sua empresa em Uberlândia?

As técnicas de vendas são procedimentos bastante efetivos na hora de fazer uma venda, auxiliando em várias fases desse processo, seja na captação e negociação, contorno de objeções, fechamento e pós-vendas. 

Não são apenas técnicas simples de vendas que desenvolvem um bom vendedor, é essencial compreender o ser humano para saber o que o cliente quer e influenciá-lo a efetuar a compra. 

Por isso, neste artigo, vamos te apresentar quais são os três tipos de clientes e como lidar com eles na sua empresa em Uberlândia.

A importância de identificar clientes 

A importância de identificar os tipos de clientes está diretamente ligada a garantia de uma boa experiência de compra que é revertido em maiores lucros, economia de tempo e despesas, além de uma divulgação positiva da marca para a empresa em Uberlândia.

A principal vantagem de encontrar o perfil de cliente certo, é que você conquista um público maior. Quando o cliente ideal está claro e definido, fica mais simples focar a sua empresa e direcionar esforços para um público específico. 

Técnicas de vendas

Quais são os três tipos de clientes? 

Conhecer qual o perfil do seu cliente é muito importante no processo de vendas. Sendo assim, confira os 3 tipos de clientes e como usá-los para vender mais. 

Cliente pragmático

Caso o vendedor precise de muita conversa para fechar uma venda, esse tipo de cliente pode ser difícil de agradar, porque ele gosta de um tratamento formal e ágil. O cliente pragmático prefere as técnicas de vendas que vão direto ao ponto e se incomodam com conversas longas e cheias de enrolação.

Para esse tipo de cliente, o vendedor precisa solucionar seus problemas no menor tempo possível. É como se esse comprador tivesse o tempo todo com pressa para chegar em um determinado lugar, então o vendedor deve ser o cara que conhece tudo sobre o produto e a venda será feita mais rápido. 

Cliente analítico 

O cliente analítico gosta de questionar e ter todas as informações possíveis antes de fechar negócio. Com esse cliente, o fator determinante não é a velocidade com que adquiri o produto, mas sim a análise. Ou seja, esse é um comprador que gosta de ponderar a situação e ter diversos números que promovem a vantagem em relação ao valor da compra. 

Os vendedores precisam usar as técnicas de vendas que lidem com as suas objeções, afinal, o cliente só quer estar totalmente informado para não cometer erros! Com esse cliente esse consumidor, a dica é ser formal e oferecer dados.  

Cliente afável

O cliente afável pode ter maior personalidade. Neste caso, esse cliente é alguém que preza pelas relações interpessoais e geralmente vai confiar no que o vendedor diz. 

Por ser voltado às pessoas, esse tipo de cliente gosta de ouvir e falar sobre a família, trabalho, rotina e muito mais. Então, as técnicas de vendas se resumem a confiabilidade. Ele que sentir que o vendedor está cuidando do seu bem-estar e que nunca trairá sua confiança. 

Cliente expressivo

O cliente expressivo é semelhante ao pragmático por gostar de atendimentos rápidos, mas dessa forma não é voltada à lógica. Ele é expansivo, extrovertido, gosta de tratamentos informais e de ser centro das atenções. 

Além disso, é alguém que quer ser elogiado tendo o vendedor como um parceiro. Por isso, as melhores técnicas de vendas para esses clientes se baseiam em uma relação mais intensa  e em um nível profissional. 

AUSTER CONTÁBIL

Com mais de 32 anos no mercado, somos uma empresa de serviços contábeis, experiente, versátil, com profissionais capacitados, perfil tecnológico e comprometida com os resultados de nossos clientes.

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O nosso propósito é entregar além do “habitual”, entregar além das nossas obrigações legais para com os nossos clientes. Nos posicionamos como parceiros estratégicos dos nossos clientes e atuamos como conselheiros em diversos momentos de seus negócios.

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