Gestão de processos nada mais é do que a capacidade de criar, organizar e gerenciar os processos dentro de uma empresa ou organização. Um processo saudável deve contar com análise, desenvolvimento, execução e mensuração para avaliar até onde agrega ou não na organização.
O propósito da gestão de processos é diminuir a burocracia e aumentar a produtividade, eliminando etapas desnecessárias ou acrescentando aquelas que se mostrarem úteis.
Além disso, ao adotá-la, a empresa em Uberlândia poderá:
- Visualizar as atividades em cadeia;
- Compreender o valor dos processos;
- Reutilizar os recursos já existentes;
- Diminuir custos;
- Aumentar a satisfação do cliente e a produtividade das equipes;
- Otimizar processos;
- Conseguir mais eficácia, eficiência e transparência.
Por isso que o profissional de gestão de processos é tão importante para a saúde administrativa da sua empresa em Uberlândia.
Como posso implementar a gestão de processos na minha empresa em Uberlândia?
Vamos entender, abaixo, as etapas para que você possa implementá-la na sua empresa.
Análise
O primeiro passo para implementar a gestão de processos é fazer o mapeamento dos processos atuais da empresa, elaborando fluxogramas de uma ponta a outra.
Quanto mais completo for o seu fluxograma, mais fácil identificar gargalos e oportunidades para a próxima etapa. Por isso, inclua as descrições das tarefas e os responsáveis por cada parte.
Re-design
Nesta etapa, você deve entender o que está, ou não, agregando valor, o que pode ser reduzido, o que deve ser reavaliado, o que deve ser incluído, se as ações estão gerando os resultados esperados e se a execução do planejado está funcionando perfeitamente.
Implementação
Durante a Implementação, é preciso usar seu conhecimento em gestão de projetos para aplicar o modelo nas áreas que foram mapeadas.
Monitoração
É necessário observar, nesta etapa, o andamento das mudanças, se os processos se sustentam no dia a dia e se todas as novas etapas incorporadas são eficientes. Este também é o momento de fazer revisões, caso seja necessário.
Comparação
Elabore um comparativo entre os resultados esperados com os dados obtidos. Desta forma, é possível estabelecer relações de causa, consequência e tempo, dando contexto aos indicadores.
Automatização
Por fim, caso as melhorias mostrem bons resultados, você pode automatizar os processos que foram implementados.
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