Você conhece o conceito de Employer branding? Sabe como aplicá-lo dentro da sua empresa? Acompanhe esse artigo e saiba mais!

Com tantas opções no mercado de trabalho, as empresas precisam cada vez mais ter estratégias para se destacar.

Atualmente, existem diversas estratégias para criar uma boa imagem da empresa como um bom ambiente de trabalho. Essas estratégias visam passar uma boa imagem para outros profissionais, atraindo os melhores colaboradores do mercado para a organização e aumentando a taxa de retenção desses profissionais.

O employer branding pode ser a solução para melhorar essa imagem da empresa para possíveis colaboradores. 

Quer saber mais sobre? Leia esse artigo e saiba mais sobre o assunto e como aplicar ao seu negócio!

O que é employer branding?

Employer branding, ou marca do empregador, são técnicas e ferramentas para gerar e manter percepções positivas no mercado sobre a sua empresa e como é um ótimo local de trabalho. Mas, o público alvo das campanhas não são os clientes, mas os colaboradores.

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, o employer branding é uma estratégia para reter mais colaboradores, crescer a empresa e se destacar em relação aos concorrentes. 

Assim, essa estratégia enaltece os pontos positivos de trabalhar na empresa, fortalece a imagem da organização e atrai cada vez mais talentos para o quadro de funcionários. Quando bem executada essa estratégia faz com que os colaboradores vejam um plano de carreira na empresa, com diversas oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Os resultados são claros, contratações mais baratas, divulgação espontânea da marca, maior reconhecimento, funcionários mais satisfeitos, equipes cada vez mais qualificadas, aumento da produtividade e uma imagem mais competitiva da empresa no mercado.

employer branding

Qual a importância do employer branding?

O employer branding é uma forma de construir e manter uma boa imagem da empresa para os colaboradores. Isso traz mais resultados positivos do que só uma boa imagem. Uma vez que um quadro de funcionários satisfeitos é o mesmo que um quadro de funcionários mais produtivo. Além de que, uma boa imagem para colaboradores traz uma maior atração de clientes, pois uma empresa que se preocupa com os funcionários se preocupa com os clientes.

Uma pesquisa realizada pelo Linkedin mostrou que 75% dos profissionais que estão em busca de um novo emprego, pesquisam detalhes e características das empresas antes de se candidatarem à vaga. 

Mesmo que precisem do trabalho, profissionais bem renomados não se submetem a vagas em empresas que ofereçam menos do que estão acostumados ao longo da carreira. Empresas que desejam bons profissionais precisam oferecer boas condições de trabalho e garantir que essa imagem seja repassada ao perfil de profissionais que procura.

O mesmo linkedin pensando nessa questão entre empresas e profissionais criou um documento denominado Employer Branding Essentials, para auxiliar as empresas nessa função tão necessária para o mercado de trabalho atual. Com esse documento as empresas têm acesso a informações como custo de um funcionário em empresas que não investem em práticas de referenciamento e destaque da marca.

Estratégias de employer branding para a sua empresa em Uberlândia.

Uma vez que você já sabe o que é e qual a importância é preciso saber a melhor forma de aplicar isso ao dia a dia da instituição.

É importante ressaltar que o employer branding é uma iniciativa que depende de várias ações em conjunto e não apenas de ações isoladas. Dessa forma o primeiro passo é definir os valores que serão sustentados pela empresa.

O employer branding precisa ser estruturado com base nos pilares estratégicos e na cultura organizacional da empresa. É necessário que a marca estabeleça missão, visão e valores, pois assim existe um direcionamento e uma diferenciação em relação aos outros empreendimentos. 

Essa preparação é fundamental para uma estratégia de employer branding eficaz. Assim, após essa etapa podemos seguir para as estratégias.

Tenha um objetivo claro com uma estratégia bem definida

Como qualquer projeto bem desenvolvido é preciso de uma estruturação. Isso significa que o seu departamento de RH precisa de um direcionamento a respeito dos principais pontos a serem explorados. Estratégias de employer branding costumam focam em:

  • Melhorar a atração de candidatos para vagas específicas;
  • Melhorar o ambiente de trabalho para reter os colaboradores;
  • Ou se é uma questão estrutural de cultura organizacional que precisa ser repensada e alterada.

É importante definir um time que irá atuar no projeto, tanto no planejamento quanto para a execução. Esse time participa de todas as etapas do projeto, desde a definição da mensagem que será passada para todos até a aplicação das estratégias para que essa mensagem chegue até os colaboradores.

Defina a mensagem que será passada

Para que a estratégia de employer branding funcione é preciso definir qual mensagem deseja passar. Essa mensagem precisa definir a imagem da sua empresa e atingir o seu público alvo.

A comunicação é fundamental nessa etapa, uma vez que para a mensagem ser entendida é necessário que seja feita de forma clara e sucinta. Para que a mensagem seja feita com clareza, os conceitos de DNA e da marca precisam estar alinhados e levar a empresa para o mesmo caminho. 

A linguagem que a empresa adotará para a comunicação precisa estar de acordo com a mensagem e com a imagem que a marca passa, pois assim o público terá uma maior identificação com a empresa e entenderá de forma mais clara a sua intenção.

Identifique o perfil desejado

Para atingir de forma certeira um determinado público, é necessário ter conhecimento das características que ele apresenta. Identificar o público alvo é uma das partes mais importantes do projeto. Uma vez que é para esse perfil que você está idealizado a estratégia e pretende atingir com a imagem da empresa. 

O centro das atenções precisa ser os atuais colaboradores das empresas e a partir disso deve ser traçado o perfil dos novos profissionais a serem recrutados. Assim, é possível garantir que a equipe terá o mesmo perfil de trabalho diminuindo as chances de conflitos dentro da equipe.

Com a atenção direcionada nos atuais colaboradores transforma cada colaborador em protagonista da própria história pessoal e profissional. Uma empresa com profissionais incríveis que se sentem satisfeitos com o próprio trabalho é uma empresa sob holofotes o tempo inteiro e que atrai cada vez mais profissionais qualificados.

O employer branding é uma estratégia para alavancar o crescimento do seu negócio e trazer um time cada vez mais qualificado. Uma boa imagem para os funcionários aumenta a produtividade, traz mais clientes e te torna uma empresa acima da concorrência. 

AUSTER CONTÁBIL

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