A análise SWOT é uma ferramenta da área de marketing utilizada para avaliar as situações de macro e microambiente antes de lançar um produto ou serviço, criar um novo projeto, ou até mesmo abrir uma nova empresa.

O termo SWOT é uma sigla em inglês que corresponde aos fatores Strengths (Forças), Weakness (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades), e Threats (Ameaças). Também conhecida como Análise FOFA, de acordo com as siglas em português, ou Matriz SWOT.

Essa ferramenta faz parte do planejamento estratégico de uma empresa e tem como objetivo, analisar os fatores que afetam diretamente os projetos, seja de forma positiva ou negativa. O resultado que se busca ao fazer a análise SWOT é descobrir se é o momento certo para colocar o plano em ação e como fazê-lo de maneira assertiva.

Como funciona a Análise SWOT?

Como visto, a Matriz SWOT abrange elementos que compõem o ambiente interno e externo de uma organização. Com esta análise, o empreendedor pode obter informações que vão desde o autoconhecimento – neste caso, o reconhecimento dos pontos fortes e fracos da empresa – até a descoberta de fatores externos que podem influenciar diretamente o sucesso do negócio.

Microambiente

O microambiente se refere ao ambiente interno da empresa. Ele está ligado a todos os produtos e serviços que a organização oferece, como é a gestão e o tipo de cultura organizacional no qual ela e seus colaboradores atuam. Ou seja, são os pontos fracos e fortes da empresa.

Ao responder essa parte da análise é muito importante avaliar esses fatores com honestidade, pois corresponde ao que você tem a oferecer como empreendedor. Caso responda essa parte idealizando o que acredita e não o que realmente é, você pode comprometer o sucesso da sua empresa.

  • Pontos fortes: Pense no que a sua empresa tem de melhor. Quais são as vantagens que ela tem em relação à concorrência? Qual é o diferencial que a sua empresa traz para o mercado no qual está inserida?
  • Pontos fracos: Aqui é importante reconhecer aquilo que você não faz bem. Pense nas coisas que a sua empresa ainda não oferece, ou que não estão satisfazendo as necessidades dos seus clientes.

Macroambiente

O ambiente externo está além do alcance da empresa mas, ainda assim, influencia no desenvolvimento dos projetos da empresa. Portanto, também deve ser analisado.

Você já deve ter visto que para elaborar um plano de negócios é preciso fazer uma análise de mercado para saber como está a concorrência em determinado segmento, certo? Isso faz parte da análise do macroambiente. Mas além dos concorrentes, é importante prestar atenção em outros fatores que estão ligados às oportunidades e ameaças que sua empresa pode encontrar no caminho.

  • Oportunidades: as oportunidades aparecem quando menos se espera. É importante ficar de olho nas tendências do mercado e eventos inesperados, pois podem surgir oportunidades de crescimento, desenvolvimento e inovação.
  • Ameaças: as ameaças são coisas que afetam negativamente o seu negócio. Algumas delas são tão imprevisíveis que muitas empresas “morrem” por falta de preparo. Prever possíveis ameaças pode preparar você para enfrentar riscos ocasionais.

Objetivos da Análise SWOT na empresa em Uberlândia

Agora que você já tem todas as informações que precisa em mãos, é hora de saber como melhorar cada uma delas.

Seus pontos fortes te dão vantagem contra a concorrência. Por isso, posicione-se favorecendo o que há de melhor na sua empresa para chamar a atenção dos clientes e se colocar no mercado como um diferencial competitivo.

Reconhecer sinais de fraqueza não diminui a força da sua empresa. Pelo contrário, te dá a oportunidade de trabalhar para melhorar o desempenho nos quesitos que você identificou como ponto fraco e crescer ainda mais.

As oportunidades são o caminho mais rápido para a inovação. Ter um olhar criativo em relação às situações à sua volta pode te ajudar a criar novos projetos que atendam as demandas da sociedade.

Ameaças não são inevitáveis. Elas podem surgir a qualquer momento. É importante analisar fatores econômicos, políticos, sociais e ambientais para prever possíveis crises e estar preparado para enfrentá-las.

AUSTER CONTÁBIL

Com mais de 32 anos no mercado, somos uma empresa de serviços contábeis, experiente, versátil, com profissionais capacitados, perfil tecnológico e comprometida com os resultados de nossos clientes.

Vai abrir uma empresa em Uberlândia? Precisa de ajuda para definir sua cultura organizacional? Entre em contato com a Auster e tenha a tranquilidade e o apoio necessário para levar o seu negócio ao sucesso!

Compartilhe!