Nesse artigo você entenderá o que é Brand Persona, a importância desse tipo de estratégia de marketing para aproximar a marca do público alvo e outros pontos relevantes!
Ter uma marca com uma comunicação integrada, que traga conteúdos relevantes ao público selecionado, com clareza e criando uma relação mais aproximada com seus clientes é o desejo de todos os empreendedores, e a Brand Persona pode te ajudar nisso!
Não se trata de uma ferramenta milagrosa que vai transformar toda a sua empresa do dia para a noite, a brand persona é basicamente a personificação dos valores que a marca carrega, uma forma de conectar mais a empresa ao seu público-alvo.
É mais uma estratégia de marketing utilizada para que os clientes se conectem com a marca e recebam a comunicação mais naturalmente.

O que é Brand Persona?
Brand Persona é a estruturação de um personagem que represente a marca: com um tipo de linguagem, posicionamento e maneira de se comunicar. O objetivo é criar, com o personagem, um canal de comunicação mais humano, real e natural, aproximando o público desejado da marca.
Em outras palavras, Brand Persona é uma estrutura de linguagem que traduz a mensagem que a empresa deseja transmitir ao mercado desejado, considerando sempre os valores e tipo de relacionamento que está sendo desenvolvido.
Alguns exemplos de Brand Persona famosos, que talvez você conheça, são:
- Magazine Luiza: Lu do Magalu;
- Ponto Frio: Pinguim;
- McDonald ‘s: Ronald McDonald.
Cada uma dessas empresas tem um tipo de negócio e objetivo diferente, alinhando seus personagens a essas necessidades com estilos de comunicação particulares de cada um.
Qual a diferença entre Brand Persona e Buyer Persona?
Buyer Persona tem um conceito parecido com o explorado anteriormente, quando se trata da construção de personagens, porém os objetivos e características são outros.
A Buyer Persona funciona como um, ou mais perfis, que a empresa utiliza para definir os compradores ideais. É um personagem criado para ajudar a empresa a conhecer melhor seus clientes, necessidades e vontades, para assim criar estratégias de ações personalizadas e mais persuasivas.
A construção de uma Buyer Persona é um processo que envolve muito estudo de palavras-chave, comportamento de pesquisa e mapeamento de conteúdo, sendo um processo complexo mas, se realizado corretamente, que auxilia em melhores resultados.
O que é Branded Content?
O Branded Content, ou a tradução conteúdo de marca, é uma estratégia de marketing que prioriza criar conteúdos que entreguem informações relevantes e entretenimento aos clientes, enquanto passam as informações necessárias da marca.
É uma forma de conversar com o público e entregar as mensagens desejadas sem utilizar anúncios, que muitas vezes são mal vistos e ignorados.
A marca passa a ser relacionada como uma fonte de conteúdos de diversão e leveza, e começa a construir uma relação mais próxima com os consumidores, utilizando da mesma linguagem e participando das tendências do momento.
O Branded Content caminha junto a Brand Persona, isso porque se a marca possui ou cria um personagem para auxiliar na comunicação, com certeza tem uma produção de conteúdo planejada para que o personagem seja utilizado, passe a interagir com o público e ganhe espaço e confiança.
Planejamento de uma Brand Persona
A forma e a linguagem que a marca utiliza para se relacionar com os clientes é um dos pontos definitivos para o sucesso. Não tem como convencer um determinado público a consumir seus produtos ou serviços se você não consegue se comunicar com ele.
Relacionar-se com os clientes e possíveis clientes de forma mais humanizada, clara, segura e aproximada é uma tendência de mercado que veio para ficar. A Brand Persona, seguindo essa linha de estratégias para aprimorar a experiência do cliente, permite que a marca tenha uma aceitação mais rápida e acrescente mais dinâmica em sua comunicação, fortalecendo seus valores e posicionamento.
Desenvolver uma Brand Persona requer atenção, pois os detalhes podem mudar com o tempo, mas a construção do personagem acompanhará a marca por toda sua trajetória.
A estrutura da marca deve estar representada de alguma forma no personagem criado, é necessário que ele carregue os valores e essência da empresa, acompanhe alguns pontos que, quando bem definidos, irão te ajudar na criação da Brand Persona.
Pilares da marca
Estabelecer os pilares da marca é essencial, eles são palavras-chave que acompanham a empresa desde o início e devem ser utilizadas para alinhar as estratégias e ações implementadas, influenciando diretamente no Branded Content e na Brand Persona.
Essência da marca
É importante ter a essência da marca bem definida, isso porque a essência são características que definem a marca em poucas palavras. Sempre que seus clientes pensarem na marca, eles devem lembrar de sua essência, como exemplo da Disney “Diversão, família e entretenimento”, que descreve bem os objetivos gerais da empresa, trazer diversão e entretenimento para a família, independente da linha de produtos, desde os filmes aos brinquedos, essa é a essência da Disney.
Promessa da marca
As promessas de marca são onde ela agrega mais valor aos produtos, são os possíveis benefícios anunciados que os clientes terão a cada contato com a marca. Muitas vezes esse valor é intangível, o cliente pode adquirir um produto visando bem estar ou benefícios sentimentais.
Uma fórmula legal de se usar para determinar a promessa da marca é:
Verbo (qual mudança) + Target (quando) + Resultado (o que vai mudar)
Como por exemplo: Transforme suas manhãs com o cereal que te dá mais energia!
Missão da marca
Qual a razão da sua marca existir? O que ela traz como propósito?
Quando se tem um objetivo geral bem definido a tomada de decisões fica mais fácil, tanto para os gestores agirem, quanto para o público da marca compreender. A missão da marca deixa mais claro os valores por trás da publicidade.
Como construir uma Brand Persona
Depois que você já tem os pilares da marca, sua essência, as promessas e a missão, todos bem definidos, fica muito mais fácil transformar tudo isso em personagem!
Comece criando regras que organizem a estrutura da comunicação que sua Brand Persona (porta voz da marca) utilizará:
- Tom de voz;
- Gírias;
- Formas de argumento;
- Referências;
- Regionalismos.
O importante mesmo é, no momento da criação, manter em mente que o principal objetivo desta Brand Persona é comunicar, e ainda mais especificamente, comunicar ao público alvo da empresa, por isso garanta uma linguagem fácil e adequada para eles.
Nesses momentos é legal contar, inclusive, com a ajuda da Buyer Persona, identificando como o target definido se comunica, as tendências que seguem, e aplicar isso em sua Brand Persona.
Após isso, utilize sua nova persona incluindo sua voz nos conteúdos criados para a marca, deixando mais personalizados e aproximados ao público.
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