Nesse artigo você irá conhecer os processos de gestão de pessoas, os objetivos e desafios desses profissionais e todas as vantagens e benefícios que essa gestão traz para as empresas.
Nenhuma empresa funciona sem colaboradores, e em um mercado tão competitivo, é necessário oferecer mais que uma boa remuneração para atrair e fidelizar profissionais qualificados que trazem crescimento ao negócio, por isso é fundamental contar com uma boa gestão de pessoas.

O que é gestão de pessoas?
A gestão de pessoas pode ser definida como uma série de práticas, políticas, técnicas e atividades que são aplicadas com o objetivo de promover o desenvolvimento, principalmente profissional, dos recursos humanos da empresa, além de manter o bem estar geral.
São elaboradas ações de gestão a fim de motivar, engajar e capacitar os colaboradores. A área do RH (recursos humanos) sempre visa melhorar o desempenho individual e coletivo de todos os times e extrair o potencial máximo de cada funcionário, permitindo um ritmo melhor de trabalho e crescimento da empresa.
Diferenças entre Recursos humanos e Gestão de pessoas.
Você pode estar confuso ainda com os conceitos gestão de pessoas e recursos humanos, a verdade é que a área de recursos humanos geralmente é a responsável pela prática da gestão de pessoas, mas não é sua única função.
Se os objetivos do RH forem separados da gestão de pessoas temos essa divisão:
Recursos humanos:
- Garantir um ambiente de trabalho positivo;
- Selecionar e contratar colaboradores;
- Assegurar a qualidade de todos os setores;
- Reforçar as regras da empresa;
- Incentivar a competitividade no mercado de trabalho.
Gestão de pessoas:
- Focar em bons resultados;
- Investir na retenção de talentos na empresa;
- Maximizar o potencial dos colaboradores;
- Aumentar a produtividade geral;
- Se preocupar com a satisfação dos funcionários.
Os pilares da gestão de pessoas:
São 5 pilares que guiam a gestão de pessoas para empresas:
Motivação:
Manter os colaboradores motivados com o trabalho e com a empresa é uma função fundamental do time de recursos humanos.
Comunicação efetiva:
Muitas empresas têm dificuldade em manter uma comunicação interna eficaz, para isso, é necessário clareza e objetividade sempre.
Ferramentas de gestão também auxiliam em uma comunicação interna melhor.
Trabalho em equipe:
Os colaboradores precisam saber trabalhar em equipe, essas habilidades devem ser treinadas e os conflitos devem ser resolvidos e minimizados.
Reconhecimento de competências:
Mais um papel do gestor de pessoas, investir no desenvolvimento de competências e descentralizar o conhecimento dentro da empresa.
Treinamento e Desenvolvimento:
O objetivo é investir na formação profissional dos funcionários proporcionando cursos e treinamentos para que isso seja convertido em melhores resultados para a empresa.
Os maiores desafios na gestão de pessoas
Analisar os cenários, oferecer soluções para eventuais problemas, reforçar regras e alinhar expectativas e metas com os líderes, a gestão de pessoas é uma área recheada de desafios, até porque os seres humanos são complexos e imprevisíveis.
Veja a seguir os desafios do dia a dia de um gestor de pessoas:
Reconhecer os melhores talentos
Os processos de recrutamento e seleção são fundamentais para a empresa, pois os funcionários contratados ditarão o ritmo de trabalho e desenvolvimento do negócio.
O anúncio de vagas já é complexo, precisa ter uma descrição bem detalhada e correta para atrair candidatos com o perfil desejado pela empresa.
Depois, nas etapas de entrevista, são elaboradas perguntas e dinâmicas que demonstram um pouco das habilidades de cada candidato e o que os espera no dia a dia de trabalho.
Manter as equipes motivadas
Motivação e produtividade caminham juntos, manter os colaboradores motivados através de ações e políticas de motivação é um desafio que impacta diretamente nos resultados.
Porém o primeiro passo é ter um diagnóstico de satisfação de cada colaborador, e isso não é possível, ao menos que os funcionários comuniquem ao RH.
- Remuneração;
- Infraestrutura de trabalho;
- Benefícios;
- Relações interpessoais;
- Liderança;
- Plano de carreira;
- Horários;
- Locomoção da casa para o trabalho.
São tantos pontos que influenciam na satisfação dos colaboradores, e não tem como o time de gestão de pessoas controlar todos eles.
Promover treinamentos e desenvolvimento profissional
Os resultados da empresa também dependem da capacitação de cada profissional que atua ali, por isso a necessidade de treinar e sempre manter os colaboradores atualizados e preparados para o mercado de trabalho.
Valorizar cada funcionário investindo nos planos de carreira é o diferencial que talvez fidelize aquele talento, mantendo ele motivado na empresa.
Engajar os ideais da empresa
A cultura organizacional de cada empresa é única, e manter os profissionais engajados nela e seguindo os ideais propostos no trabalho é um papel da gestão de pessoas.
Ações de engajamento vão desde questões estruturais como: salário e ambiente de trabalho, até questões humanas como: relações com os colegas de trabalho e desenvolvimento pessoal.
A maior certeza é: sem colaboradores motivados não temos qualidade nas entregas e uma produtividade baixa.
Reter os melhores profissionais
Atualmente é um dos maiores desafios para as empresas, com um mercado tão movimentado e inúmeras oportunidades fica mais complexo a retenção de talentos.
Comprovando a importância de todos os tópicos anteriores, são esses somados a outras estratégias, benefícios e remuneração que aumentam as chances de reter os talentos dentro da organização.
6 dicas para uma boa gestão de pessoas!
Sem uma área de Recursos Humanos trabalhando estrategicamente a gestão de pessoas na empresa os riscos de perder os melhores profissionais para concorrentes diretos e indiretos no mercado é grande. Além das chances de ter uma empresa com produtividade baixa devido a falta de motivação aumentarem.
Utilize essas 6 dicas para estruturar melhor a gestão de pessoas no seu negócio!
1. Alinhe os colaboradores à cultura organizacional
Os valores da empresa, regras e costumes de trabalho devem estar bem definidos e alinhados com todos os profissionais.
2. Promova um clima positivo
O ambiente de trabalho faz toda a diferença no desempenho de cada colaborador, por isso, garanta um clima organizacional leve, de respeito e harmonioso.
3. Faça avaliações de desempenho
Acompanhar o desempenho dos profissionais permite que seja identificado possíveis melhorias, tanto nos processos quanto dos próprios colaboradores.
4. Dê feedbacks
Agora que você já sabe as possíveis melhorias, informe aos colaboradores! Feedbacks são essenciais para motivar os profissionais a fazerem melhor ou seguir a qualidade de trabalho que já está sendo entregue.
5. Crie planos de carreira
Planos de carreira servem para os colaboradores terem noção do que a empresa pode oferecer no futuro para eles, são ótimos motivadores e ajudam a reter talentos.
6. Ofereça treinamentos
Eles são essenciais para manter seus funcionários capacitados e atualizados em suas funções e áreas. São investimentos que a empresa faz visando melhores resultados no futuro.
Agora você já conhece melhor toda a área de Recursos Humanos e o que um profissional em gestão de pessoas faz no seu dia a dia de trabalho, como também suas principais obrigações e desafios.
Essa é uma área de extrema importância para qualquer empresa que queira crescer e manter o ambiente de trabalho saudável com profissionais motivados e produtivos.
E agora que você sabe os principais passos para implementar essa gestão em sua empresa pode usufruir dos benefícios que ela proporciona!
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