Você conhece as técnicas de cross-sell, down-sell e up-sell? Com elas, você pode aumentar drasticamente as vendas da sua empresa. Continue lendo para saber mais!
O setor de vendas está cada vez mais competitivo, por isso, saber as técnicas de vendas é crucial para fazer a diferença e vender muito mais!
Algumas dessas técnicas são o cross-sell, down-sell e o up-sell, abordagens que visam melhorar a experiência ao oferecer o que o cliente realmente precisa.
Abaixo, você vai aprender o que são cada uma dessas práticas. Confira!

O que é cross-sell?
O cross-sell, também conhecido como venda cruzada, é uma técnica de recomendação de um produto ou serviço complementar à aquisição do cliente.
Essa técnica é comumente utilizada por e-commerces ou sites de venda, como a Amazon. Neste caso, na página do produto aparecem sugestões como: “Clientes que compraram este item também compraram”.
Por exemplo, você adiciona uma lapiseira no carrinho de compras, em seguida, sugestões de borrachas ou de canetas aparecem, e quando comprados juntos, o valor final dos produtos acaba sendo mais barato do que comprados separadamente.
Mas essa não é uma técnica utilizada somente para sites de compra, serviços de streaming também utilizam essa técnica para que você continue assistindo aos seus conteúdos e, dessa forma, não cancele sua assinatura. Por exemplo, você terminou de assistir uma série na Netflix e na página inicial aparecerá séries e filmes no mesmo estilo para que você assista.
O que é down-sell?
A técnica de down-sell consiste em ofertar ao cliente que está perto de desistir de uma compra, por conta do preço, uma alternativa semelhante mas de baixo custo.
Nesta estratégia, o ticket médio vai diminuir, no entanto, você não perderá a venda. Por exemplo, o seu cliente está querendo comprar uma jaqueta de couro, mas acaba desistindo de comprar. Você pode oferecer uma jaqueta de couro sintético, com um valor mais barato, para fazê-lo não sair da sua loja de mãos vazias.
O que é up-sell?
Diferente do down-sell, o up-sell é uma estratégia para aumentar o ticket médio da empresa em Uberlândia, por meio da oferta de um produto de maior valor e maior qualidade.
Por exemplo, um cliente está buscando por um celular com caraterísticas específicas, você pode oferecer um modelo de maior valor que seja o melhor com as especificações que ele procura, e compare com os outros modelos mais baratos.
Essa estratégia é muito utilizada por restaurantes, fast foods e lanchonetes, em que quando o cliente pede uma batata média, por mais R$2,00 ele pode levar uma grande no lugar.
Esta estratégia surte muito efeito, pois, no momento de uma compra, o cliente está mais propenso a pagar um valor mais caro em um produto se tiver um bom custo-benefício. Mas para que surte o efeito esperado, o benefício deve ser claro e pode ser acompanhado de um desconto, frete grátis ou alguma outra vantagem.
Quais os benefícios das estratégias de cross-sell, down-sell e up-sell?
São diversos benefícios que as estratégias de cross-sell, down-sell e up-sell oferecem para a sua empresa. Quer saber alguns desses benefícios? Confira abaixo!
- Maior aproveitamento de oportunidades;
- Mantém o cliente ativo e na base por maior tempo;
- Maiores chances de fidelização do cliente;
- Reduz a taxa de rejeição.
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