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O que é Cultura Organizacional e quais vantagens para sua empresa em Uberlândia?

Cultura Organizacional - Auster Inteligência Contábil

Cultura Organizacional é um conceito que define como um negócio é conduzido, e como seus colaboradores são tratados, de acordo com princípios e valores pré-determinados pela própria empresa. Isso envolve práticas, políticas e comportamentos.

Para alinhar os princípios que vão incorporar as políticas de comportamento de uma empresa, é importante idealizá-los e documentá-los em um culture code.

O culture code, ou código de cultura, nada mais é do que um documento que tem como objetivo detalhar a cultura organizacional de uma empresa. Nele, é importante destacar a missão, os valores fundamentais, como trabalhar e viver de acordo com os valores da empresa, tradições e crenças compartilhadas.

Esse documento serve para esclarecer a missão, valores e crenças de uma empresa, e tornar acessível seu propósito, compartilhando-o com os colaboradores.

Motivos para ter uma cultura organizacional na sua empresa em Uberlândia

A importância da Cultura Organizacional para empresas em Uberlândia

A cultura organizacional é um reflexo da moral e da ética, e, portanto, do caráter de uma empresa. 

A forma como o empresário conduz seu negócio, é vista, tanto pelo micro quanto pelo macro ambiente, como a personalidade da empresa. Entender como a cultura adotada funciona no ambiente de trabalho é essencial para poder enxergar a imagem que sua empresa tem aos olhos de todos os envolvidos.

Além de espelhar a imagem da sua empresa em Uberlândia, a cultura organizacional impacta em outros fatores como:

Tipos da Cultura Organizacional

Como visto, a cultura organizacional envolve políticas de comportamento de uma empresa. Portanto, é comum que exista mais de um tipo de cultura organizacional. O modelo mais conhecido, foi criado pelo autor e filósofo Charles Handy, e é dividido em quatro tipos:

Cultura de poder

É utilizada por empresas focadas na geração de resultados, em que os colaboradores são estimulados a competirem entre si para atingir os objetivos. Metas são estabelecidas, a fim de alcançar um determinado objetivo, e os colaboradores que o conseguem, recebem uma recompensa.

Cultura de tarefas

Empresas com esse tipo de cultura possuem profissionais específicos para realizar cada tarefa. Isso contribui para o desempenho mais efetivo de suas atividades, extraindo o máximo do potencial de cada colaborador.

Com esse tipo de cultura organizacional, existe uma liberdade para expressão de ideias e de ações. O que motiva os colaboradores na entrega das tarefas e na resolução de problemas.

Cultura de pessoas

Empresas que adotam uma cultura concentrada nas pessoas, valorizam seus colaboradores, deixando que se desenvolvam dentro e fora da organização, o que contribui para o crescimento profissional de cada um, e da própria empresa.

Cultura de papéis

Essa cultura se concentra nos papéis desempenhados pelos membros da empresa. É um tipo de cultura organizacional que destaca fortemente as hierarquias entre os cargos, normalmente, não havendo flexibilidade na realização das tarefas, pois são desempenhadas exatamente de acordo com o que foi estabelecido pelos líderes.

Saber identificar qual é a cultura da sua organização é essencial, pois é ela quem define a missão, valores e crenças, e determina as escolhas da empresa.

AUSTER CONTÁBIL

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