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Custo x valor x preço: qual a diferença?

Nesse artigo vamos explorar os conceitos de preço, custo e valor, os significados individuais e as principais diferenças entre eles.

No mercado atual, muito movimentado e em constante transformação, diversos novos produtos e serviços surgem todos os dias. Porém, ao mesmo tempo, muitos deixam de existir, encerrando sua comercialização, isso porque os consumidores são altamente guiados pelas influências constantes de tendências momentâneas e perdem interesse frequentemente.

Em meio a tantas e diversas escolhas, a decisão de onde investir seu dinheiro não é baseada somente nas necessidades e melhor custo-benefício, o valor que cada produto ou serviço representa para o consumidor é levado em consideração!

Mas o que é esse valor? Como se diferencia do preço? Veja mais sobre esses conceitos, suas semelhanças e diferenças, e a relação com o custo a seguir.

preço

Qual os significados de cada? Preço, custo e valor

O preço é definido pela quantia, em dinheiro, que é paga para se adquirir qualquer produto ou serviço, o valor é o que se atribui aos produtos e serviços visto o que esses proporcionam aos clientes. Valor não pode ser estimado em dinheiro e pode ser diferente para cada indivíduo. Já o custo é a quantidade monetária investida na produção e manutenção de algo.

No preço, pago geralmente pelo consumidor final para adquirir um produto ou serviço, já estão inclusos o custo e a margem de lucro, visando gerar lucro para o prestador de serviço ou empresa que está comercializando o produto.

No custo estão inclusas todas as despesas necessárias para chegar ao resultado final de determinado produto ou serviço, como as matérias-primas, salários dos funcionários, juros, impostos e maquinários da empresa.

O valor é explorado de outra maneira, trata-se da utilidade que determinado produto tem para um cliente. Ele nunca pode ser determinado em termos de dinheiro e varia de acordo com as crenças e intenções de cada indivíduo.

Como cada um é determinado? 

Quando falamos da determinação de cada conceito, deve ser levado em consideração quem são os indivíduos afetados por cada um desses. O preço é determinado do ponto de vista do vendedor, levando em consideração a política desse, ou seja, a margem de lucro determinada e a qualidade do que está sendo comercializado.

O custo é a partir do ponto de vista do produtor, considerando apenas os fatos. O que foi gasto, ou melhor, todos os investimentos em recursos necessários para a produção e manutenção daquele produto ou serviço.

E o valor se determina a partir do ponto de vista do consumidor, através da opinião. O que é importante para um consumidor não é necessariamente valorizado por outro, por exemplo roupas de grife, que são vendidas por preços elevados para alguns indivíduos, que consideram a compra vantajosa, às vezes pela qualidade dos produtos, ou apenas pelo status que lhe é concedido socialmente com aquela aquisição.

Quais impactos o mercado tem nesses conceitos?

Com o mercado muito aquecido, inovações constantes e mudanças sociais diversas, a economia não se mantém estável por muito tempo. Nos preços, as variações no mercado impactam diretamente no aumento e diminuição deles, isso porque hora os consumidores têm maior poder aquisitivo disponível para investir em determinados produtos, e hora a economia está mais debilitada e a população se restringe às necessidades básicas para viver seu dia a dia. Além disso, a procura dos consumidores por determinado produto também influencia diretamente no preço dele, caracterizando a lei da oferta e da procura.

Em relação ao custo, as variações no mercado impactam quando os insumos aumentam ou caem de preço, influenciando diretamente no preço final.

No conceito de valor, as variações no mercado não o alteram, permanecendo o mesmo pois não está diretamente relacionado a dinheiro.

Principais diferenças entre preço, custo e valor

Como aplicar isso para a rentabilidade do meu negócio?

É uma tendência do mercado atual os consumidores buscarem cada vez mais por experiências do que preços baixos, não determinando que as estratégias de precificação abaixo da média e descontos deixaram de conquistar os cliente, elas ainda são efetivas! Porém fidelizar o cliente vai muito além do preço que é cobrado pelo produto ou serviço, aí entram as estratégias que visam agregar valor aos produtos e serviços, possibilitando aumentar o preço por entregar uma experiência ao usuário.

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