Dashboard, ou painel de controle, é uma ferramenta de gestão visual que pode ajudar na forma que você gere a sua empresa. Leia esse artigo e saiba mais sobre essa tecnologia!
Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil. É preciso monitorar e acompanhar todas as atividades, administrar demandas e tudo isso pensando no crescimento da empresa. Essa é uma tarefa que precisa de atenção, tempo e toda a ajuda possível.
Muitas vezes a tecnologia é capaz de auxiliar os processos de uma empresa e facilitar o trabalho do gestor, deixando-o menos sobrecarregado.
O painel dashboard é uma forma de organizar as métricas, informações e indicadores da empresa. Ele é a prova de que a tecnologia é uma aliada fundamental para as organizações.
O que é um Dashboard?
O dashboard, ou painel de controle, é um painel visual em que é possível ver de forma mais dinâmica as informações, métricas e indicadores da empresa. Com esses dados expostos é possível acompanhar a evolução dos resultados em relação ao que foi estabelecido.
Ele foi criado com o objetivo de representar de forma visual os números relevantes para a estratégia de negócio e para o alcance dos objetivos. Por meio dele é possível ter um guia em direção ao crescimento.
No dashboard, podem ser incluídos dados de vendas, marketing, projetos ou qualquer outra métrica importante para a empresa. Por meio dele é possível fazer o monitoramento dos dados da empresa em tempo real.
As informações são apresentadas no painel de forma fácil de compreender, por meio de gráficos ou tabelas, assim os dados podem ser analisados de forma mais intuitiva, facilitando todo o processo.
Para que serve um Dashboard?
O dashboard dispõe de forma organizada diversos dados de forma transparente e organizada, ajudando na tomada de decisões e motivando a equipe a atingir os objetivos propostos.
Com o dashboard, é possível acompanhar em uma única tela, facilitando o acompanhamento de métricas e indicadores, permitindo que melhores decisões sejam tomadas.
Acompanhar de forma recorrente os dados da empresa podem ajudar a realinhar as metas e objetivos se for necessário, ou mudar a forma de atuação se necessário.
De forma geral, o dashboard tem as seguintes funcionalidades:
- Mostrar indicadores e métricas de forma objetiva e clara;
- Embasar a tomada de decisão;
- Acompanhar o desempenho da empresa;
- Facilitar o monitoramento de dados.
A principal ideia do dashboard é trazer transparência dos dados, direcionando a equipe para o objetivo em comum.
Vantagens de um dashboard
A organização por dashboard é uma forma mais transparente de organizar e apresentar os dados de uma empresa. Mas, essa não é a única vantagem de implementar uma cultura de dashboard na sua empresa. Existem outras vantagens, como:
Organização e clareza dos objetivos estratégicos
O dashboard tem um sistema de organização que funciona como uma bússola, guiando toda a equipe para os objetivos estipulados.
Apenas a construção do dashboard já faz com que a gestão pense a respeito de metas e objetivos e o melhor caminho para alcançá-los.
Além disso, o acompanhamento em tempo real dos resultados consegue oferecer um panorâma se o caminho para o objetivo está correto e se o objetivo é possível.
Análise de dados democratizada
O acompanhamento dos KPIs por meio de recursos visuais interativos, como tabelas e gráficos, aproxima a gestão dos colaboradores. Já que, o acesso à evolução da empresa, ou seja do trabalho de todos, fica visível para todos em tempo real.
Agilidade para a tomada de decisão
Em comparação aos relatórios tradicionais, o dashboard oferece muito mais agilidade para as tomadas de decisão. Uma vez que ele fica visível para todos durante todo o mês, para todos os colaboradores.
Com os resultados sendo acompanhados durante todo o mês, o gestor não tem acesso a apenas uma imagem dos resultados, mas sim, todo o desenvolvimento do processo.
Quais os tipos de dashboard?
Existem alguns tipos de dashboard disponíveis no mercado para que as empresas possam avaliar qual o formato tem mais a ver com a cultura da organização e os dados que serão inseridos. A seguir estão os principais tipos de dashboard:
Dashboard operacional
O dashboard operacional deve ser acompanhado pela equipe operacional para avaliar se os processos estão evoluindo conforme o planejado. Ele mostra os dados de trabalho da operação.
Dashboard tático
O dashboard tático contém dados indicadores que auxiliam a gestão na tomada de decisão. Nesse tipo de painel, são acompanhados os indicadores-chave de performance (KPIs), relevantes para indicar a evolução da estratégia da empresa. Normalmente são acompanhados pela equipe de gestão.
Dashboard estratégico
Normalmente utilizado pela diretoria. O dashboard estratégico serve para dar suporte para o desenvolvimento de objetivos a longo prazo.
A evolução das metas, indicadores financeiros, resultados das áreas e do negócio em geral, podem ser acompanhadas nesse painel.
Dashboard analítico
Oferece informações detalhadas para acompanhar o trabalho da operação e corrigindo possíveis desvios de forma rápida e prática.
Dashboard financeiro
Tem o objetivo de acompanhar o caixa, os resultados e a saúde financeira da empresa em tempo real.
Esse dashboard pode reunir informações sobre vendas, despesas, valores a receber e muito mais.
Como executar esse processo
O dashboard pode ser personalizado e utilizado de acordo com a necessidade da empresa. Isso é visto como vantagem, já que cada empresa consegue utilizar o recurso da forma que a tecnologia pode facilitar o entendimento e a análise de diversos dados e sintetizá-los de forma inteligente e em tempo real.
Diferentes dashboards podem apresentar diferentes dados, mas para que eles funcionem de forma plena, é preciso estar atento a algumas coisas.
1- Defina o objetivo
Definir o objetivo do seu dashboard é o primeiro passo para começar o seu painel. Análise a empresa e saiba o que você quer acompanhar e quais respostas você procura.
2- Defina as métricas e indicadores
Por quanto tempo você quer acompanhar esses dados? Qual a relevância desses dados? Quais indicadores são fundamentais?
3- Evite excesso de informações
Cuidado com informações demais! O dashboard deve ser um painel com apenas as informações necessárias. Informações demais irão atrapalhar a análise do painel além de deixá-lo visualmente poluído.
4- Cuidado com exageros no layout
A escolha de como os dados estarão dispostos, as cores, fontes, gráficos e tabelas são muito importantes. Mas, cuidado para não exagerar e tirar o foco dos dados.
Evite riscos! o básico pode ser a melhor opção.
Dashboard na gestão de processos
Os dashboards podem ser usados para aperfeiçoar a inteligência operacional dos negócios.
Acompanhar a produtividade da operação em tempo real, ter a oportunidade de corrigir falhas e erros à medida que os mesmos acontecem, gerir recursos e muito mais.
Os painéis são uma forma dinâmica de ter acesso aos dados de forma organizada e de interpretação mais fácil.
O dashboard é uma ferramenta de gestão muito útil para diversas organizações de negócios. Porém, é preciso tomar cuidado com as particularidades que ele apresenta. Um painel para acompanhar os dados e a evolução da sua empresa pode ser fundamental para direcionar a sua empresa para os objetivos que você deseja.
AUSTER CONTÁBIL
Com mais de 32 anos no mercado, somos uma empresa de serviços contábeis, experiente, versátil, com profissionais capacitados, perfil tecnológico e comprometida com os resultados de nossos clientes.
Temos especialistas de várias áreas da contabilidade para te auxiliar no que você precisar. Como uma contabilidade consultiva estamos à disposição dos nossos clientes, para ajudá-los com todas as demandas fiscais e contábeis que a sua empresa precisa.
O nosso propósito é entregar além do “habitual”, entregar além das nossas obrigações legais para com os nossos clientes. Nos posicionamos como parceiros estratégicos dos nossos clientes e atuamos como conselheiros em diversos momentos de seus negócios.
Conte conosco e tenha a tranquilidade e o apoio necessário para levar o seu negócio ao sucesso!Vai abrir ou encerrar uma empresa em Uberlândia? Entre em contato com a Auster e tenha a tranquilidade e o apoio necessário para tomar a decisão correta.