Público-alvo é um segmento de clientes, tanto físicos quanto jurídicos, com características semelhantes e que possuem necessidades e desejos comuns que podem ser atendidos pelos produtos ou serviços de uma empresa específica. Ou seja, o público-alvo é a parcela da população para o qual uma empresa desenvolve e oferece seus produtos ou serviços.
A definição do público-alvo precisa ser encarada como um fator primordial no planejamento da empresa, e que pode passar por adequações ao longo do tempo. Ter uma definição mais completa do público certamente ajudará a estruturar melhor os objetivos comerciais e de marketing, alinhar o desenvolvimento de produtos com a expectativa e a satisfação dos clientes e consumidores e fazer uma divulgação adequada de marketing às pessoas certas, propagandas melhor a mensagem da empresa e permitindo ações com melhores custos.
Resumidamente, o público-alvo baseia toda a comunicação da empresa com seus clientes e possíveis compradores e também orienta os esforços de vendas e marketing.
Como definir o público-alvo de uma empresa em Uberlândia
Confira abaixo o passo a passo de como definir o público-alvo da sua empresa em Uberlândia!
Faça uma pesquisa de mercado
O primeiro passo para definir um público é realizar uma pesquisa de mercado. Esta pesquisa é útil para analisar a concorrência e outros fatores externos da sua empresa em Uberlândia.
Os passos básicos para elaboração de um estudo como esse são:
- Objetivo da pesquisa: definir a qualidade ou variedade de produtos, otimizar preços, aumentar a cobertura de vendas etc.;
- Público-alvo: fornecedores, concorrentes, clientes ou consumidores em geral;
- Amostragem: quantas pessoas serão entrevistadas;
- Roteiro: o formulário propriamente dito. É recomendável que as perguntas sejam sempre simples, imparciais e diretas;
- Aplicação: realização da pesquisa e levantamento de dados;
- Análise: compilação, análise de respostas e panorama estatístico.
Descubra quem são seus clientes
Para identificar seu público-alvo, você precisa mapear sua base de clientes, identificar seu porte, segmento e localização.
Ao analisar os dados, você provavelmente encontrará alguns padrões comuns na atividade do usuário. Esses padrões podem ser dados demográficos, comportamentais ou locais e vão te ajudar a dividir seu público em diferentes segmentos e analisá-los separadamente para ter uma ideia melhor sobre quem são seus clientes.
Identifique os problemas e as necessidades do seu público
As pessoas recorrem às empresas porque enfrentam diferentes desafios e problemas. Seu objetivo é encontrar uma solução que resolva um problema específico.
Assim, para fornecer a solução certa, você precisa saber quais problemas seu produto ou serviço resolve. Quando você especifica os problemas que sua solução resolve, pode facilmente encontrar seu público-alvo.
Este processo de identificação das dores e problemas dos seus clientes pode ser dividido em 4 etapas:
- Identificar o problema que precisa ser resolvido;
- Analisar o problema aprofundando-se nas razões por trás dele;
- Encontrar uma solução para ele e comparar suas vantagens/desvantagens;
- Escolha a solução mais ideal para o seu público e crie sua oferta com base nesta solução.
Identifique o principal benefício que sua empresa oferece
Nessa etapa, tendo todos os dados anteriores reunidos, você pode construir uma abordagem inicial para o seu público-alvo e direcionar seus esforços.
Você também pode se aprofundar mais para criar seu perfil de cliente ideal (ICP), e assim segmentar ainda mais suas estratégias de vendas.
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