O ecossistema de negócios está se tornando uma estratégia cada vez mais frequente na estrutura das empresas. Mas afinal, o que é um ecossistema de negócios?
A palavra “ecossistema” vem do campo da Biologia. Esse termo representa uma comunidade de seres vivos que vivem em conjunto e interagem entre si e com o meio ambiente, constituindo um sistema estável, equilibrado e autossuficiente.
No âmbito empresarial, o termo tem praticamente o mesmo sentido. Um ecossistema de negócios consiste em um conjunto de empresas que pertencem a um único grupo e atuam em colaboração umas com as outras, a fim de proporcionar a melhor experiência ao consumidor.
Como funciona um ecossistema de negócios?
Um ecossistema de negócios é como uma rede de empresas de segmentos diferentes. O grupo que controla essas empresas tem como objetivo atender seu cliente em todas as áreas de suas necessidades como consumidor da forma mais completa possível.
Gerenciar um ecossistema de negócios não é uma tarefa fácil, pois todos os segmentos precisam estar interligados e interagirem de forma interdependente. Ou seja, é importante que cada empresa tenha consciência de um cenário mais amplo da jornada do cliente, pois existem muitas relações diferentes e abordagens diversas para cada tipo de situação.
Por outro lado, se o ecossistema estiver fragmentado em diferentes grupos e empresas isoladas, fica mais difícil gerenciá-lo, pois é possível que não haja uma relação entre elas.
Importância do ecossistema de negócios
Com o objetivo de crescer no mercado, alguns ecossistemas se formam a fim de alcançar desafios que estão além da área principal do grupo. A Magalu, por exemplo, tem um ecossistema que abrange as áreas de varejo, serviços financeiros, logística e outros tipos de serviços que envolvem canais de marketing.
Dessa forma, a organização se torna capaz de criar soluções que atendam as necessidades dos consumidores com muito mais qualidade e eficiência.
Além de proporcionar experiências completas para o cliente, melhora o relacionamento com ele e cria um diferencial competitivo, pois uma companhia que oferece soluções para diversos problemas se torna mais forte na “briga” para conquistar a confiança dos clientes.
Inserir-se em um ecossistema permite que a organização consiga inovar com muito mais rapidez e com menos custos, conforme o mercado se desenvolve. Assim, a empresa não se prende apenas ao seu segmento principal e consegue construir um capital intelectual, dando mais credibilidade à marca.
Como encontrar seu ecossistema de negócios?
Encontrar o ecossistema no qual seu negócio se enquadra está se tornando uma prioridade entre empreendedores que visam o crescimento da própria empresa.
Segundo o professor da USP, Leonardo Gomes, existem alguns passos que podem ser seguidos para encontrar o seu próprio ecossistema:
- Pensar no principal objetivo da empresa;
- Participar de um processo de inovação;
- Criar valor a partir do que a sua empresa oferece;
- Identificar regras que constituem o ecossistema no qual você deseja atuar;
- Conectar-se às várias áreas profissionais de cada segmento presente no seu ecossistema.
Além disso, é importante ter consciência de três elementos para que um ecossistema funcione:
- Empreendimento: atitudes empreendedoras são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio, principalmente aquele que tem um ecossistema, pois envolve a interação com muitas empresas.
- Conhecimento: conhecer as ferramentas e estratégias necessárias para o funcionamento dos ecossistemas de negócios é imprescindível.
- Investimento: criar um ecossistema de sucesso requer muito investimento nos recursos necessários para a atuação de cada segmento.
Iniciativas para fortalecer seu ecossistema
Uma vez que você já faz parte de um ecossistema, é importante pensar em iniciativas capazes de manter a sua empresa firme em todos os campos de atuação do seu ecossistema.
- Focar em programas de empreendedorismo e políticas governamentais na consolidação de empresas inovadoras.
- Priorizar iniciativas públicas que atuem em falhas de mercado.
- Promover o desenvolvimento de empresas estabelecidas com o empreendedorismo inovador regional, através de programas de conexão.
- Incentivar a internacionalização.
AUSTER CONTÁBIL
Com mais de 32 anos no mercado, somos uma empresa de serviços contábeis, experiente, versátil, com profissionais capacitados, perfil tecnológico e comprometida com os resultados de nossos clientes.
Vai abrir uma empresa em Uberlândia? Precisa de ajuda para definir sua cultura organizacional? Entre em contato com a Auster e tenha a tranquilidade e o apoio necessário para levar o seu negócio ao sucesso!
Comentários