A jornada do consumidor, também conhecida como jornada de compra, é um modelo usado para entender em qual estágio comercial o consumidor está. Por meio dessa estrutura pode-se compreender e planejar estratégias de marketing de conteúdo que se adequem melhor a cada etapa da jornada.
Segundo estatísticas, quase 70% da decisão de compra de um cliente já está completa mesmo antes dele entrar em contato com um vendedor. Dessa forma, você pode aproveitar essa situação e entregar um conteúdo relevante no momento em que ele está procurando por informações. E é neste momento que uma tática do marketing é utilizada: o Inbound Marketing. Ele é responsável por entregar os conteúdos certos nos momentos certos e para o público certo. Quanto mais você nutrir os seus leads, mais chances deles se tornarem clientes.
Qual a importância da jornada do consumidor para a sua empresa em Uberlândia?
A jornada do consumidor pode ser usada, por exemplo, para produzir conteúdos específicos para cada etapa e realizar ações que permitam que o cliente passe para a próxima etapa da jornada, até chegar na fidelização.
Ou seja, é possível traçar uma estratégia personalizada que atraia, eduque e transforme os clientes em potencial em clientes engajados.
Mas quais são as etapas da jornada do consumidor?
Existem quatro etapas da jornada do consumidor, estas são: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra. Entenda o que cada uma representa!
Aprendizado e descoberta
Nesta primeira etapa, o cliente já pode conhecer a sua empresa ou o seu produto, ou serviço, no entanto, ainda pode não saber que tem uma necessidade ou um problema.
No aprendizado e descoberta, é preciso oferecer conteúdos que destaquem o valor da sua empresa. Além disso, também é importante trabalhar a comunicação da marca, gerando visibilidade e fazendo com que o consumidor lembre da sua marca em Uberlândia.
Reconhecimento do problema
Nesta etapa o cliente já reconhece que tem um problema, e busca uma forma de solucioná-lo. Ele provavelmente fará uma pesquisa para conhecer produtos, ou serviços, que melhor se encaixam para resolver essa questão. E é neste momento que o seu negócio em Uberlândia mostrará o que tem a oferecer.
Consideração da solução
Nesta etapa, o consumidor está considerando realizar a aquisição do produto, ou serviço. Ele estará tentando sanar todas as dúvidas em relação à como você irá solucionar o problema dele. Esse é o momento de mostrá-lo que você tem o melhor produto e oferta do mercado.
Decisão de compra
Na etapa final, o cliente analisará todas as opções, para assim, realizar a decisão de compra. Por isso, mostre todos os seus diferenciais em relação à concorrência e convença-o de que a sua empresa é a certa!
Fidelização
A fidelização de clientes é um processo de retenção dos clientes já conquistados. A base dessa estratégia é a confiança entre cliente e empresa, criada por meio de um atendimento diferenciado e produtos e serviços de excelência. Por esta razão, após as etapas acima, é preciso manter um relacionamento próximo com o cliente para ele se fidelizar.
Auster Contábil
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