A folha de pagamento de restaurante é um dos itens mais importante para uma boa gestão financeira.

Contudo, é comum que muitos empreendedores tenham dúvidas sobre o que fazer com os 10% da taxa de serviços, com a assiduidade, férias e décimo terceiro. Por isso, vamos explicar cada ponto neste artigo. Confira!

A importância da folha de pagamento de restaurante

Se você é um novo empreendedor, saiba que a folha de pagamento tem uma função fiscal, operacional e contábil.

Além disso, segundo o artigo 225 do Decreto 3048/1999, a folha de pagamento é obrigatória para as empresas.

A folha pode ser compreendida como um histórico do funcionário que relata tudo o que ele deve receber.

Também é um documento que comprova que o empreendedor realizou o recolhimento de INSS e impostos, além de ter feito o pagamento dos salários e outros benefícios trabalhistas.

O impacto da reforma trabalhista na folha de pagamento de restaurante

Impacto Da Reforma Trabalhista - Auster Inteligência Contábil

A última reforma trabalhista realizada em 2017 pela Lei nº 13.467 trouxe mudanças significativas para a folha de pagamento de restaurantes e bares.

A mais relevante, por exemplo, foi a forma de contratação. A lei incluiu os trabalhadores intermitentes como modalidade de contratação. E isso impacta no pagamento dos trabalhadores, que deve ser feito no final do expediente.

Com esta lei e a inserção de trabalhadores intermitentes como modalidade de contratação, a legislação obriga que os restaurantes devem incluir os cálculos proporcionais de férias e 13% do salário.

Sendo assim, se um garçom trabalhar somente por 3 dias na semana, o cálculo deverá ser realizado sobre o tempo de trabalho.

Informações indispensáveis para a folha de pagamento de restaurante

Para desenvolver uma folha de pagamento adequada, será essencial adicionar informações obrigatórias, como:

  • Dados do empregador;
  • Dados do empregado (cargo ou função);
  • Número de dias trabalhados;
  • Descontos (INSS, contribuição sindical, FGTS, VT);
  • Valor de horas extras, adiantamentos;
  • Valor líquido do salário;
  • Valor bruto do salário.

O passo a passo básico para fazer a folha de pagamento

É preciso mencionar que não existe um modelo oficial para desenvolver a folha. Ela pode ser feita online ou impressa.

Contudo, um contador poderá ser um aliado neste momento. Afinal, ele tem o conhecimento das leis trabalhistas vigentes e poderá realizar a folha com muito mais eficiência e segurança.

Basicamente, existem alguns passos básicos que podem ser levados em consideração para desenvolver uma folha de pagamentos. Alguns deles são:

  • Faça um bom controle sobre as admissões e demissões;
  • Determine a categoria do funcionário;
  • Faça o cálculo das horas trabalhadas;
  • Conheça os encargos e descontos;
  • Adicione o FGTS na folha;
  • Separe o salário bruto do salário líquido;
  • Determine o modelo ideal para fazer sua folha.

Veja como fazer os 10% da taxa de serviços

Como Calcular Taxa De Servico - Auster Inteligência Contábil

Uma dúvida comum entre os empreendedores de restaurantes é como fazer com os 10% da taxa de serviços.

A primeira dica é conhecer a Lei da Gorjeta, como é chamada, refere-se à Lei de Nº 13.419, de março de 2017.

Ela determina que há dois tipos de gorjetas: espontânea, que são aqueles que o consumidor dá ao colaborador, e há as gorjetas compulsórias, que são cobradas pelo serviço ou adicional e são repassadas aos funcionários da empresa.

É importante ressaltar que as gorjetas não são receitas da empresa. Diante disso, elas devem ser entregues aos colaboradores segundo os critérios de custeio e de rateio. Isso pode ser definido em convenção ou acordo coletivo.

As gorjetas espontâneas são feitas em dinheiro em espécie e não devem ser culpabilizadas na comanda.

Já a gorjeta compulsória precisa ser estimada mensalmente para que seja calculado o FGTS, 13º salário. Neste caso, os 10% da taxa de serviços devem ser inseridos na folha de pagamento.

A assiduidade na folha de pagamento

A assiduidade é um adicional entregue ao colaborador como recompensa por sua frequência exemplar no trabalho.

Para conseguir integrar este adicional, o restaurante precisará de um controle de ponto que pode ser feito de forma manual ou por meio eletrônico. Vale lembrar que é essencial que a empresa coloque na folha de pagamento deste adicional.

Como calcular as férias e o décimo terceiro na folha de pagamento?

As férias dos colaboradores devem ser calculadas com base em seus salários. É preciso somar mais um terço desse valor, nomeado de adicional de férias.

É relevante destacar que o IRRF e o INSS incidem da mesma forma que no cálculo da folha de pagamento mensal.

Já o décimo terceiro deve ser pago nos dois últimos meses do ano e sua base de cálculo é a remuneração-base que deve ser divida por 12.

Exemplo: supondo que um colaborador tenha trabalho por apenas oito meses. Neste caso, ele deverá receber a soma de oito frações.

Por fim, você deve ter percebido que folha de pagamento de restaurante envolve muito conhecimento técnico e de leis trabalhistas. Por isso, é interessante ressaltar que um contador é a melhor recomendação para realizar este trabalho.

A Auster Inteligência Contábil pode ajudar os empreendedores. Com mais de 32 anos no mercado, a empresa de serviços contábeis, atua com experiência, com profissionais capacitados, perfil tecnológico e comprometida com os resultados dos clientes.

Entre em contato e tire suas dúvidas sobre folha de pagamento de restaurantes com um dos nossos consultores.

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