Trabalhar bem o funil de vendas pode aumentar muito o número de vendas da sua empresa em Uberlândia. Aprenda, neste artigo, tudo a respeito do assunto!
O processo de vendas está longe de ser uma tarefa simples. Ele envolve uma série de etapas que precisam ser bem elaboradas e estar conectadas para garantir o sucesso do fechamento do negócio.
Esse processo, chamado de funil de vendas, também conhecido como pipeline, é uma técnica da área de marketing, utilizada para fechar negócios com os clientes. Funciona como um guia para convencer e levar o cliente para o caminho que você quer, ou seja, a aquisição de seus produtos e/ou serviços.
O nome “funil de vendas” está relacionado ao caminho que os leads fazem até se tornarem clientes fiéis à sua marca. Por isso, é tão importante que esse processo seja percorrido da maneira mais assertiva possível.
Como funciona o funil de vendas?
A estrutura do funil de vendas se divide em três etapas. Cada uma delas é focada em um momento específico em que determinados tipos de prospects (potenciais clientes) se encontram.
Topo do Funil
O topo do funil de vendas é a primeira etapa do processo de conversão, pois há muito mais oportunidades. No entanto, nem todos os prospects estão aptos a serem convertidos em clientes, já que nesta etapa, os prospects se encontram na fase de descoberta. Ou seja, é aqui que ele tem a oportunidade de conhecer a sua marca.
Meio do Funil
Esta etapa serve para conhecer o potencial cliente. Nela, é importante saber quais sãos os problemas que o prospect enfrenta e o que ele precisa no momento. Dessa forma, a empresa será capaz de utilizar técnicas e gatilhos mentais para convencê-lo de que os produtos e serviços oferecidos atendem às suas necessidades.
Feito isso, os leads qualificados para conversão passarão para a próxima etapa.
Fundo do Funil
Depois que o prospect se familiarizar com a sua marca e saber que sua empresa oferece tudo que ele precisa, esse lead qualificado pode se transformar em um cliente. O funil de vendas é a etapa que finaliza a conversão desses leads.
Aqui, é preciso reafirmar que a sua empresa atende às necessidades dos leads para, assim, fechar uma venda.
Fidelização de clientes
Contudo, apesar de ser a última etapa do processo de conversão, o contato com o cliente não pode morrer no fechamento da venda. Clientes fiéis sempre voltam, por isso, é importante investir no relacionamento da sua empresa com eles.
Dar ao cliente a certeza de que a sua empresa, além de atender as necessidades, entrega valor a ele é essencial para não correr o risco de perdê-lo para a concorrência. Além disso, melhorar o relacionamento com o cliente pode resultar em indicações, aumentando o número de prospects que entram no funil de vendas da organização.
Como criar um funil de vendas?
Antes de trabalhar nas etapas que compõem o funil de vendas, é importante entender que os prospects passam por quatro fases diferentes antes de serem convertidos em clientes.
As quatro fases do prospect são:
- Visitantes: Vão desde pessoas curiosas ou que caíram no seu site por acidente, até consumidores em busca de alguma solução. Nesse momento, é importante coletar os dados deles e transformá-los em potenciais clientes.
- Leads: São aqueles curiosos que se interessaram pela proposta da sua empresa e procuram saber se ela realmente tem o que precisa para atender suas necessidades.
- Oportunidades: Após conhecer sua empresa e descobrir que ela pode resolver seu problema, o prospect precisa de um incentivo a mais para decidir comprar com você. É por isso que gatilhos mentais são importantes nesse momento da conversão.
- Clientes: Fase em que o visitante se torna cliente. Ou seja, você conseguiu convencê-lo a comprar. Agora, precisa criar um vínculo com ele.
Para converter visitantes em clientes, é necessário criar uma persona. Pense no tipo de cliente que você deseja atender e descubra porquê ele é o perfil ideal para a sua empresa.
Definir sua persona torna mais fácil pensar em quais estratégias utilizar para atrair potenciais clientes que passarão pela etapa final do funil de vendas.
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