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Inscrição estadual: você sabe qual a importância?

Inscrição Estadual

Inscrição estadual (IE) é uma identificação dos contribuintes do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e prova a regularização da empresa para com a Receita Federal. O código é composto por nove números liberados pelo Portal da Secretaria da Fazenda (SEFAZ). 

Ter essa documentação regularizada é importante. Isso porque todos os estabelecimentos que trabalham com repasse de mercadoria devem pagar o ICMS. E para a realização do pagamento é necessário o cadastro na Inscrição Estadual.

A Inscrição Estadual serve para que as autoridades cabíveis possam fazer o cálculo correto de impostos a serem pagos por cada venda realizada pela empresa. Assim, o governo consegue impedir a sonegação tributária, pois possui um controle maior sobre a circulação de produtos e serviços no país.

Os dígitos da inscrição estadual possuem cada um sua finalidade para identificação:

Qual a utilidade da Inscrição Estadual?

A Inscrição Estadual serve para o recolhimento do ICMS e para emissão de notas fiscais. Logo, a IE deixa a empresa regularizada perante a Receita Federal.

Esse documento também garante mais segurança ao comprador que está adquirindo o seu produto. Já que a consulta de Inscrição Estadual regularizada pode ser feita por todos por meio do site do SINTEGRA.

Quem precisa ter cadastro na Inscrição Estadual ?

Não são todas as empresas que são obrigadas a possuir inscrição estadual. O cadastro é necessário para as seguintes empresas: 

É importante ressaltar que para empresas online existem exceções. Caso a venda não resulte em um produto físico, ou seja, o cliente final não recebe a compra de forma física, a Inscrição Estadual não é obrigatória. Isso porque, cursos presenciais ou online, infoprodutos e outros não precisam de armazenamento, nem de transporte, assim, não é preciso pagar o ICMS.

Como funcionam as cobranças de tributos?

Os sistemas tributários e fiscais no Brasil tem a cobrança dividida em três instâncias:

Cada uma dessas instâncias de impostos conta com o seu próprio documento de identificação. 

Como emitir a Inscrição Estadual?

A emissão da Inscrição Estadual pode ser feita de forma virtual. Pelo site RedeSim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios). Para isso é preciso seguir os seguintes passos:

Para obter a IE, você precisará dos seguintes dados:

Ressaltamos que, para quem é MEI, a emissão da IE acontece automaticamente depois da abertura da empresa.

Emissão de comprovante da Inscrição Estadual

É possível emitir um comprovante da Inscrição Estadual de qualquer empresas, basta:

Consulta de situação cadastral

Também é possível consultar a situação cadastral de uma empresa da seguinte forma:

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