A dinâmica de vendas por meio de uma loja virtual está cada vez mais presente na vida das pessoas. Leia esse artigo e saiba mais.
Por diversos motivos, as compras em lojas virtuais estão crescendo cada vez mais. Hoje, é possível comprar em mercados, farmácias, lojas de departamento e muitas outras pela internet, com apenas alguns cliques e muitas vezes mais barato do que em lojas virtuais.
Ter uma loja virtual hoje é a garantia de atingir novos públicos que lojas físicas não atingem mais. Um público que procura praticidade e rapidez em compras e não gosta de filas. No ano de 2020, o faturamento deste segmento aumentou em 56,8% nos primeiros oito meses. Apesar de uma das explicações disso ser a pandemia e a impossibilidade de sair de casa, alguns hábitos que foram adquiridos nessa época foram mantidos, e a compra online foi um deles.
O que é uma loja virtual?
Loja física ou e-commerce é uma página na internet que utiliza de um software de gerenciamento de pedidos para vender produtos ou serviços de diferentes nichos. Com ele o vendedor consegue expor seus produtos ou serviços com fotos e descrições detalhadas.
A loja online pode ser personalizada de acordo com a identidade da marca por meio de cores e fontes, assim o site pode chamar a atenção do público que ele busca alcançar. Outra vantagem da loja virtual é a integração com meios de pagamento e de envio, assim os clientes podem pagar da forma que for mais conveniente e tem diversas opções de preço e de tipos de envio de mercadoria.
Apesar de existirem vários canais de venda pela internet, a loja virtual tem como principal característica ser um site que pertence totalmente ao lojista. Assim, ele pode alterar o e-commerce da forma que quiser, desde a identidade visual até as formas de pagamento e de envio.
Como funciona uma loja virtual?
Uma loja virtual é semelhante a uma loja física. Porém, o processo é feito de forma online, assim os consumidores acessam o site, escolhem os produtos, fazem o pagamento e esperam receber a encomenda. Após a confirmação do pagamento, a loja é notificada e separa ou produz os itens que foram comprados, embala e envia a mercadoria, ou se organiza para prestar o serviço.
Como criar uma loja virtual ?
Agora que você sabe o que é um e-commerce confira quais os pontos necessários para ter a sua própria loja virtual!
Passo a passo para criar uma loja virtual
Primeiro você precisa definir a sua marca, seu domínio e sua identidade visual. Em uma plataforma de e-commerce é preciso prestar atenção nos meios de pagamentos, soluções de frete, layouts profissionais, controle de vendas e integração com aplicativos.
Outra coisa a se pensar é o capital inicial para investir no estoque, na plataforma, na identidade visual e outras coisas que um negócio virtual precisa para funcionar.
Depois da idealização do site e de todos os trâmites para as vendas é preciso pensar na logística por trás do site. Funcionários para a separação e envio dos produtos, atendimento ao cliente, financeiro e muito mais. Muitas vezes não é necessário funcionários no início da loja, depende do tamanho do negócio e dos produtos.
É importante fazer uma pesquisa acerca dos fornecedores para a sua loja, avaliar custos e qualidade dos produtos para oferecer o melhor preço e a melhor qualidade para os seus clientes. É importante ter fornecedores de confiança, para que você possa contar em todos os momentos e que não tenha problemas.
A infraestrutura de uma loja virtual é mais simples que a de uma loja física. É preciso de um notebook, computador, smartphone ou tablet para gerenciar as vendas, conversar com os clientes, fazer a parte burocrática dos pedidos, um bom plano de internet e um espaço de armazenamento para as mercadorias.
Vantagens e desvantagens de uma loja virtual
Muitos empreendedores optam por abrir uma loja virtual ao invés de uma loja física pelas vantagens que ela apresenta. Mas e as desvantagens? Fizemos um compilado de vantagens e desvantagens de optar por uma loja virtual para que você possa decidir qual a melhor opção para você.
Vantagens
Alcance
A IDC tem um estudo encomendado pela Infobip que diz que 88% dos brasileiros compram online. A loja online oferece conforto, vence barreiras geográficas, preços normalmente mais baixos e comodidade para o vendedor e para o consumidor.
Custo
Se compararmos o custo de abertura de uma loja física com uma loja online percebemos que a segunda possibilidade apresenta valores bem mais acessíveis. Uma loja virtual pode começar em um espaço dentro de casa com o investimento de uma plataforma. Já uma loja física precisa de toda a infraestrutura de um ponto comercial, como as contas de água, luz e a mobília.
Vendas 24 horas por dia
Na loja virtual as vendas estão acontecendo independente de você estar em horário de trabalho ou não. Diferente da loja física que as vendas só acontecem com você presente no ponto comercial.
Acompanhamento de indicadores
Um empreendimento online consegue ter um acompanhamento de métricas melhor. Os dados demográficos e de navegação dos clientes ficam disponíveis para o administrador. Por meio do Google Analytics, é possível observar as métricas e usá-las de forma estratégica criando relatórios, entendendo o que funciona para o seu público e até mudando a forma de abordagem, se necessário.
Controle sobre o negócio
A loja virtual em específico é uma forma de comércio online que possibilita ter total controle sobre seu negócio. Assim, você para de depender das diretrizes de outras empresas, como marketplaces ou redes sociais.
Desvantagens
Tempo para construir a audiência
Apesar de existirem diversas facilidades, construir uma carteira de clientes e uma relevância não é uma tarefa fácil e demanda muito tempo. Isso pode ser feito por meio de anúncios no Google, redes sociais, investimento em SEO ou outras formas de disseminação de informação rápida e em massa.
Insegurança dos clientes
O e-commerce tem se tornado muito popular, porém ainda existem clientes que se sentem inseguros a respeito de compras pela internet. É preciso conquistar a confiança do cliente por meio de fotos reais, descrições detalhadas, a apresentação da história da empresa, de quem está por trás do site, disponibilidade de canais de atendimento e um FAQ de perguntas mais comuns para facilitar o entendimento do cliente.
Frete
O custo e o tempo da entrega é um dos motivos que fazem os clientes desistirem das compras. Existem diversas soluções para contornar essas questões, como Gateways de frete, que contam simultaneamente diversas formas de entrega. Além da opção de disponibilizar um ponto de retirada para os clientes que preferirem essa dinâmica.
A loja online é uma forma de vendas que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado e gerando cada vez mais lucro para os empreendedores.
Auster contábil
Com mais de 32 anos no mercado, somos uma empresa de serviços contábeis, experiente, versátil, com profissionais capacitados, perfil tecnológico e comprometida com os resultados de nossos clientes.
Temos especialistas de várias áreas da contabilidade para te auxiliar no que você precisar. Como uma contabilidade consultiva estamos à disposição dos nossos clientes, para ajudá-los com todas as demandas fiscais e contábeis que a sua empresa precisa.
O nosso propósito é entregar além do “habitual”, entregar além das nossas obrigações legais para com os nossos clientes. Nos posicionamos como parceiros estratégicos dos nossos clientes e atuamos como conselheiros em diversos momentos de seus negócios.
Conte conosco e tenha a tranquilidade e o apoio necessário para levar o seu negócio ao sucesso!
Vai abrir ou encerrar uma empresa em Uberlândia? Entre em contato com a Auster e tenha a tranquilidade e o apoio necessário para tomar a decisão correta!