Você já deve ter ouvido falar de Marketplace, mas você sabe do que se trata e suas vantagens?
O marketplace é uma plataforma virtual onde produtos e serviços são comercializados. Em poucas palavras, trata-se de um site que permite que diversos vendedores possam apresentar as suas ofertas. Em geral, eles são focados em nichos e segmentos específicos, variando apenas nos modelos comerciais.
Ou seja, é como um shopping center online cujos visitantes têm acesso a várias lojas.
Para o cliente, a navegação é igual a de uma loja virtual. No entanto, o usuário terá acesso a diferentes vendedores em um único site. O processo de compra também é o mesmo de uma loja virtual, basta o cliente escolher o(s) produto(s) e finalizar a compra. Caso na mesma compra haja produtos de diversos vendedores será realizado um único pagamento, inclusive, o frete será único.
Qualquer pessoa pode vender em um marketplace. Isso significa que em um marketplace é composto por diversos lojistas que possuem e-commerce próprio e vendedores que não possuem uma loja virtual, mas querem ingressar no comércio eletrônico de alguma maneira, abrindo espaço para novos empreendedores.
Diferença entre Marketplace e loja virtual
Embora façam parte do mesmo universo, o e-commerce, lojas virtuais e marketplaces são modelos de negócios diferentes. Enquanto o marketplace é uma espécie de shopping online, a loja virtual é apenas uma loja na internet.
Isso acontece, pois, uma loja virtual só tem um dono. Já o marketplace reúne muitas lojas, que podem, inclusive, vender os mesmos produtos a preços diferentes. No marketplace, o cliente encontra concorrência e isso significa maior poder de escolha e melhores preços.
Ou seja, enquanto uma loja virtual se trata de um site independente. Neste modelo, é possível personalizar o site de acordo com a identidade da marca. No entanto, o investimento em divulgação é muito maior.
Já o marketplace possui uma empresa sob o comando de outras empresas. Assim, o próprio marketplace cuida da sua divulgação, gerando muito mais visibilidade e credibilidade para marcas menos conhecidas. Nesse caso, é um site que oferece produtos ou serviços de diversas empresas.
Como vender em um marketplace?
Veja abaixo como realizar vendas e lucrar em um marketplace!
Escolha o marketplace pelo qual você deseja vender
O primeiro passo é definir qual marketplace você irá vender. Para isso, é necessário entender o nicho de mercado que aquela empresa atende.
Algumas das inúmeras opções possíveis são Mercado Livre, Magazine Luiza e Amazon.
Organize a sua documentação
Dependendo do marketplace que você escolher, talvez seja exigido o cadastro com um CNPJ, já outros vão solicitar uma lista de documentos, como:
- Comprovante de Inscrição Estadual;
- Declaração do regime de tributação;
- Consulta Pública ao Cadastro do Estado (SINTEGRA – ICMS);
- Alvará de funcionamento do estabelecimento (localidade) que irá disponibilizar produtos;
- Certidões Negativas de Débitos Tributários, Trabalhistas, Débitos Previdenciários, Falência e Concordata;
- Certidão de distribuição de ações e execuções cíveis e criminais da Justiça Federal;
- Contrato Social;
- Entre outros documentos específicos de cada marketplace.
Cadastre seus produtos
Após você realizar o cadastro no marketplace e o mesmo ser deferido, o marketplace enviará os dados de acesso à sua área administrativa do sistema, para que você possa começar a vender.
Ao cadastrar seus produtos, é importante lembrar-se de incluir:
- Imagens;
- Título;
- Descrição do produto;
- Tamanho;
- Peso e medidas;
- Política de frete;
- Preço.
Comece a vender
O marketplace é responsável por atrair o tráfego de usuários para o site e criar maneiras de converter esses usuários em clientes. Todo o investimento em marketing e na infraestrutura é realizado pelo marketplace, de forma que o empreendedor não tenha que se preocupar em realizar esta tarefa. No entanto, a cada venda realizada o empreendedor deverá pagar uma taxa para a plataforma.
Organize a logística de entrega
É importante estar atento à logística de entrega ao receber um pedido. Lembre-se que a separação e entrega do produto é sua responsabilidade.
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