A margem de contribuição pode ser definida como um indicador empregado para fazer com que o gestor descubra a diferença entre o lucro total do negócio e os custos dessa produção, ou seja, o lucro real que seu empreendimento está gerando. 

Para calcular a margem de contribuição é necessário empregar a fórmula: 

Margem de contribuição = Valor de Vendas – (Despesas variáveis + Custos). 

  • Despesas variáveis: as despesas variáveis são aquelas que estão no cotidiano do seu negócio mas não estão diretamente relacionadas à produção e desenvolvimento dos produtos e serviços que a sua empresa em Uberlândia oferta. 
  • Custos Fixos: já os custos fixos, ou despesas fixas, se referem aquelas despesas que são imprescindíveis para que você desenvolva e produza os produtos e serviços que sua empresa em Uberlândia oferta.  

Depois de calculada, a margem de contribuição fornecerá algumas respostas como:

  • O ganho bruto do seu negócio;
  • O volume total de vendas; 
  • O custo estrutural somando as despesas variáveis e as despesas fixas;
  • Se o volume de vendas consegue cobrir os custos estruturais; 
  • Se após cobrir os custos estruturais existe uma margem de lucro;
  • Se o empreendedor deseja ter um indicador para apurar a receita da sua empresa e a partir dele definir estratégias para um desenvolvimento sustentável, a margem de contribuição é certamente uma ferramenta para ser usada em seu negócio. 

Mas afinal, como melhorar a margem de contribuição da minha empresa em Uberlândia?

A margem de contribuição é baseada na precificação dos produtos e serviços ofertados pela sua empresa em Uberlândia, portanto existem formas de melhorá-la quando a conta não está fechando ou até mesmo quando o intuito é aumentar os lucros. 

Aumente o valor unitário dos seus produtos 

O empreendedor pode fazer reajustes nos valores dos produtos. Mas, lembre-se: faça estes reajustes de forma sutil para evitar que os consumidores procurem a concorrência. 

Criar estratégias para aumentar o volume de vendas

Trace aumente o volume de vendas em determinado período e procure mecanismo de captação de novos clientes. 

Oferecer novos produtos e/ou serviços 

Invista em inovação. Ofereça novos produtos e serviços para captar uma parte da clientela que ainda faz parte da cartela de clientes do seu estabelecimento ou até mesmo vender mais para clientes já fidelizados.

Implementar medidas de austeridades 

Com base nos dados vistos na margem de contribuição é possível entender onde estão ocorrendo despesas que podem ser substituídas por alternativas que representem melhor custo-benefício.  

Auster Contábil

Com mais de 32 anos no mercado, somos uma empresa de serviços contábeis, experiente, versátil, com profissionais capacitados, perfil tecnológico e comprometida com os resultados de nossos clientes. 

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