O modelo de negócio é uma das ferramentas mais utilizadas por empreendedores, pois não demanda muito tempo de elaboração e traz muito mais clareza do que um longo texto descritivo.
Esse modelo é útil para visualizar de maneira ampla a proposta de valor daquilo que você tem a oferecer ao seu público. Nele, você descreve um esquema integrado de decisões estratégicas para concretizar a proposta pretendida.
Consiste em uma estrutura visual que permite que o empreendedor faça anotações, desenhos, insira elementos gráficos ou até cole adesivos que facilitam na compreensão das ideias e ações importantes para que haja a entrega de valor.
É um modelo que nos dá a possibilidade de verificar, corrigir, colocar em foco tudo que é importante e ajuda a descobrir aquilo que precisa ser modificado.
Por ser uma ferramenta visual, é muito mais simples compreender a ideia do negócio, o que permite que outros participantes possam analisar e colaborar na construção desse modelo.
Como construir um modelo de negócio?
A forma mais popular de criar um modelo de negócio é através da ferramenta Canvas, que possibilita organizar as ideias em um quadro, permitindo que sejam visualizadas como um todo.
O quadro é composto por nove blocos que pretendem responder a quatro perguntas:
- O que será feito? (é a sua proposta de valor);
- Para quem será feito? (é o seu público);
- Quanto irá custar? Quanto receberei de retorno? (investimento e faturamento);
- Como será feito? (atividades que serão realizadas).
Com essa ferramenta, você pode descrever a essência do seu futuro ou atual negócio e todos os elementos necessários para o seu funcionamento. Cada um dos nove blocos corresponde a uma parte específica da sua ideia.
1 – Segmento de clientes
O consumidor é o elemento mais importante para um negócio. Sem ele, não existem motivos para vender. Por isso, é preciso definir bem qual tipo de público deseja atender.
Responda à pergunta “para quem será feito?”, refletindo sobre os perfis de clientes, e assim, segmentando-os.
2 – Proposta de valor
Consiste no valor que você deseja entregar aos seus clientes. Vai muito além do que definir produtos e serviços, pois, é necessário definir a razão pela qual cada cliente deverá adquirir seus produtos. Quando se tem um público definido, você é capaz de entender as necessidades, baseando-se no perfil de cada um deles.
3 – Canais
Nesse bloco é definido de que forma seus produtos ou serviços chegarão até os clientes. É o canal de vendas.
4 – Relacionamento com clientes
Com seu público definido, é preciso pensar em estratégias para criar um vínculo com ele, e desenvolver uma boa relação para torná-los fiéis à sua marca.
5 – Fontes de receita
Trata-se de como será a entrada de receita no seu negócio, ou seja, como seus clientes pagarão pelo que você oferece.
6 – Recursos principais
São todos os recursos necessários para que possa entregar a proposta pretendida.
- Recursos físicos: máquinas, móveis, equipamentos.
- Recursos intelectuais: conhecimentos e habilidades necessárias para desenvolver a proposta.
- Recursos humanos: equipe necessária para executar as atividades.
- Recursos financeiros: dinheiro necessário para fazer o negócio funcionar.
7 – Atividades principais
São todas as atividades necessárias para o funcionamento do negócio. Atividades de produção e prestação de serviços, e tarefas administrativas.
8 – Parcerias principais
Fornecedores e parceiros que podem apoiar no desenvolvimento do negócio.
9 – Estrutura de custo
Aqui, deverá ser indicado todos os custos envolvidos na operação do negócio.
Diferença entre Plano de Negócio e Modelo de Negócio
É importante lembrar que, apesar de terem nomes parecidos, o plano de negócio e o modelo de negócio são coisas diferentes.
O plano de negócio serve para avaliar se a sua ideia é viável, e é muito mais concentrado em “qual” é a sua ideia. Já o modelo de negócio auxilia na execução do seu projeto, centralizando nas atividades e em “como” você entregará valor ao cliente.
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