A escrituração contábil é uma obrigação que ajuda no dia a dia da empresa e se torna além de apenas uma entrega. Leia e saiba mais!
Ter registro de todas as movimentações financeiras de uma empresa é muito importante. Com base nisso é possível calcular futuros gastos e ganhos e se planejar para o próximo período com base em diversos dados.
Assim, diversos setores da empresa, além da contabilidade, precisam ter acesso a essas informações. O setor financeiro e fiscal também precisam estar atentos a todos os processos que envolvem a organização.
Com isso, a escrituração contábil demonstra o seu papel fundamental dentro das organizações. Continue lendo esse artigo e saiba mais sobre esse documento!
O que é escrituração contábil?
A escrituração contábil é o documento que contém o registo de todos os lançamentos contábeis de uma empresa, de forma cronológica e com as origens de entradas e saídas financeiras que ocorreram com a empresa.
Esse documento ajuda a controlar o patrimônio da organização e é fundamental para o planejamento tributário. Hoje, a escrituração contábil é mais do que uma obrigação, ela tem um papel muito importante no gerenciamento de uma empresa.
Por meio da escrituração contábil é possível realizar diversas outras atividades como elaboração de demonstrativos financeiros e levantamento para auditorias.
Qual a finalidade da escrituração contábil?
Com a escrituração contábil é possível manter o controle sobre o patrimônio e todos os processos e transações de uma organização. Ter os registros desses dados é a chave para uma gestão mais eficiente, mais ágil e com maior controle.
A escrituração contábil também auxilia na tomada de decisões por apresentar dados conclusivos a respeito da organização. Além disso, esses dados permitem a elaboração de relatórios essenciais que fornecem ferramentas como:
- Balancetes de Verificação;
- Balanço Patrimonial;
- Demonstração de Resultados;
- Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) direto e indireto, etc.
Isso faz com que a escrituração contábil seja muito mais do que uma simples obrigação acessória, ela se torna uma estratégia de planejamento estratégico e uma ferramenta crucial para o sucesso de um empreendimento.
Quais os benefícios de uma empresa fazer a escrituração contábil?
Como falamos anteriormente, a escrituração contábil é mais que uma obrigação, ela é uma ferramenta. Ela é um documento que serve como um diário da empresa, facilita a organização e ajuda no gerenciamento financeiro e muitas vezes estrutural da empresa. A escrituração contábil beneficia qualquer tipo de organização.
A escrituração contábil é como a memória registrada da empresa. Tudo que acontece na empresa está descrito nesse documento. Com ele é possível ter todas as informações necessárias para os próximos passos da organização, sem precisar correr atrás das informações, já que tudo estará na documentação.
Essa memória da empresa é fundamental para uma boa saúde financeira da empresa e pode impactar inclusive no crescimento da organização.
Mais uma vantagem importante é a possibilidade de defesa em acusações judiciais. A ordem cronológica dos registros facilita uma possível defesa por parte da empresa em caso de uma possível acusação.
Qual o objetivo da escrituração contábil?
A escrituração contábil, como ferramenta de estratégica, tem como principal objetivo ter todas as informações contábeis da empresa arquivadas. Assim é possível ter fácil acesso aos dados para futuras consultas.
Quem deve fazer a escrituração contábil?
A escrituração contábil é mais que uma obrigação contábil, mas ela não deixa de ser uma obrigação. Todos os regimes tributários devem entregar esse documento, com exceção dos Microempreendedores.
Existem algumas obrigações particulares de cada regime tributário. Veja a seguir:
- Simples Nacional: No caso de empresas enquadradas no simples nacional existem algumas dinâmicas que facilitam o processo. Esse tipo de organização utiliza os livros que são registrados na Junta Comercial;
- Lucro Real e Lucro Presumido: Nesses casos é possível fazer a escrituração contábil por meio de um documento eletrônico, a Escrituração Contábil Digital (ECD). Esse documento reúne todos os lançamentos da empresa durante o ano, agregando ao balanço patrimonial e outros demonstrativos e substituindo os livros contábeis.
Independente do regime tributário que a empresa está enquadrada os lançamentos devem ser feitos diariamente, o que muda é o modo de apresentação.
Quais são os tipos de escrituração contábil?
É possível fazer uma escrituração contábil de duas formas, digital e física:
Escrituração contábil digital (ECD)
A ECD existe para fins previdenciários e fiscais. Ela inclui pontos como demonstrações contábeis e apuração de resultados.
Por meio dela a entrega de balanços, balancetes e livro razão são obrigatórios.
Escrituração contábil física
A ECF tem como objetivo registrar e juntar todas as movimentações financeiras de um negócio. Essas movimentações financeiras são principalmente aquelas que influenciam diretamente nos valores apresentados no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
A escrituração contábil Fiscal tem algumas exigências. Uma delas é o envio do formato digital do Laur, que é o Livro de Apuração do Lucro Real, para empresas do LucroReal.
Para outros regimes de tributação é necessário entregar os dados e as informações que resultam nos cálculos do IRPJ e do CSLL.
O que deve constar na escrituração contábil?
Na escrituração contábil devem ser incluídos todos os lançamentos contábeis da empresa, em ordem cronológica e com a origem especificada.
Dessa forma, é necessário preencher todos os blocos da ECF, com informações como:
- Dados e saldo da escrituração contábil digital;
- Saldo da escrituração contábil fiscal anterior;
- Referências patrimoniais;
- Plano de contas;
- Tipo de tributação, entre outras.
Mais detalhes sobre a forma que esses documentos devem ser preenchidos estão no Manual da ECF no SPED.
Como é feita a escrituração contábil?
A escrituração contábil é um documento que conta com diversas exigências para ser aceito. Uma delas é que ele deve ser redigido por um profissional da contabilidade.
Para que uma escrituração contábil comece a ser escrita é preciso que ela siga algumas determinações obrigatórias. São elas:
Formalidades externas
Formalidades externas são as obrigações relacionadas à apresentação e aparência do documento. A escrituração contábil deve ser entregue com todos os livros encadernados, com todas as folhas numeradas tipograficamente, apresentando termo de abertura e de encerramento, identificação da empresa, espécie de livro, número de páginas, e outras exigências.
Formalidades internas
As formalidades internas falam sobre a forma que a escrituração deve ser desenvolvida e escrita. O documento deve obedecer um método de escrituração mercantil uniforme, em língua e moeda brasileiras, ordem cronológica, com individualização e clareza.
Livro diário
O livro diário também deve ser apresentado com a escrituração contábil. Ele deve ser previamente autenticado em cartório. Empresas com mais de uma unidade podem ter um livro centralizado ou um para cada unidade. Todos os fatos devem ser registrados em ordem cronológica, individualizados, com folhas numeradas em sequência, citando tudo que altere ou possa alterar o patrimônio da empresa.
O livro deve ser levado ao Registro do Comércio dentro do prazo previsto, sob pena de multa agregada ao valor do imposto de renda. Cada lançamento no diário deve ter: local e data da operação; título da conta de débito; título da conta de crédito; histórico.
O livro pode ser físico ou digital, desde que obedeça todas as normas. No caso de livros digitais não é necessário a impressão, porém, é obrigatório manter um backup do documento autenticado com a empresa.
Livro razão
Após a construção do livro diário, existe a opção da empresa lançar todos os registros contábeis no livro razão. Nesse livro cada operação é analisada e lançada de forma individual, também seguindo a ordem cronológica dos fatos.
O livro razão oferece a individualização das contas, dando a possibilidade de saber o saldo de cada uma delas a qualquer momento. Essas informações contribuem para o controle financeiro e patrimonial do negócio e possibilitando uma melhor organização da empresa.
Livros Auxiliares
Os livros que não são do âmbito contábil são chamados de livros auxiliares. Cada livro deve respeitar a legislação de fiscalização do respectivo órgão legal que determina a obrigatoriedade. Os livros sociais podem ser divididos nas seguintes categorias:
Livros Sociais
- Registro de Atas de Assembléias Gerais;
- Registro de Presença de Acionistas;
- Registro de Atas de Reuniões da Diretoria;
- Registro das Ações Normativas;
- Registro de Transferência das Ações Normativas;
- Registro de Partes Beneficiárias;
- Registro de Debêntures.
Livros Fiscais
- Inventário;
- Apuração de Lucro Real;
- Razão Auxiliar;
- Registro de Entrada de Mercadorias;
- Registro de Saída de Mercadorias;
- Registro de Controle de Produção e Estoque;
- Registro de Impressão de Documentos Fiscais;
- Registro de Apuração de ICMS;
- Registro de Apuração de IPI;
- Registro de Apuração de ISS.
Outros livros
- Caixa;
- Controles Bancários;
- Registro de Duplicatas;
- Registro de Empregados.
Auster Contábil
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