Você sabe o que é Jornada de Compra? E as 4 etapas da Jornada de Compra? Continue a leitura para saber mais!
Você conhece o seu consumidor? Sabe quais os caminhos ele percorre até finalizar uma compra com você?
Ao saber dessas informações, é possível criar uma jornada de compra memorável, de maneira que, ao fim, ele se torne um cliente fidelizado. Afinal, você saberá como agir em cada etapa do processo de compra!

O que é Jornada de Compra?
A jornada de compra é o caminho que o cliente percorre desde a primeira interação com a marca até a aquisição do produto/serviço. Todos os consumidores passam por estas etapas, mesmo que maioria das vezes não saibam que estão passando por elas.
Quando a empresa entende os hábitos de consumo e monitora o que o cliente busca, se torna mais simples descobrir em qual momento da compra ele está e, dessa forma, realizar esforços para conduzi-lo à tomada de decisão da compra, aumentando as chances de concluir o negócio.
O caminho da jornada de compra é dividida em 4 etapas:
- Aprendizado: o cliente ainda não sabe ou não tem certeza de que tem um problema;
- Reconhecimento: o cliente obtém informações que o ajudam a perceber a existência de um problema;
- Consideração: o cliente pesquisa soluções para resolver o problema e passa a considerar a que melhor se encaixa à sua necessidade;
- Decisão: após analisar todas as opções, é tomada a decisão pela marca que melhor atende suas necessidades e a compra pode acontecer.
Qual a importância da Jornada de Compra?
Quando você conhece a jornada de compra do seu cliente, é muito mais fácil de compreender o processo de vendas. Assim, é possível adotar abordagens mais precisas, baseada nas necessidades do cliente em cada etapa da jornada de compra.
Além disso, com a jornada de compra você terá certeza de que as estratégias de marketing e vendas vão estar alinhadas com o comportamento de consumo do lead.
Como se não fosse o suficiente, a jornada de compra ainda:
- Melhora o relacionamento com o cliente: quando você conhece o seu cliente, é possível entregar soluções que façam você se aproximar do consumidor;
- Tem maior chance do lead converter: a jornada de compra aumenta as chances de conversão;
Além disso, se a jornada de compra for mapeada corretamente, a sua marca poderá conquistar até mesmo clientes fidelizados, que vão te recomendar para outras pessoas!
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