Nesse artigo você irá aprender o que é lucro, como calcular ele, os diferentes tipos existentes de lucro e algumas dicas de como estabelecer uma boa margem de lucro para a sua empresa.
A abertura de uma empresa vem acompanhada de diversos sonhos e expectativas: independência, flexibilidade de horários e demandas, controle sobre o desenvolvimento da própria cultura organizacional e, é claro, lucro!
Afinal o lucro não serve apenas para manter a vida e projetos pessoais do dono da empresa, gestores e colaboradores. Grande parte desse lucro é investido novamente no negócio, dando continuidade aos próximos projetos, utilizando diferentes estratégias de publicidade e marketing e investindo na satisfação e fidelização dos clientes.
Então fica claro que a lucratividade da empresa é uma das métricas mais importantes de ser acompanhada e analisada tendo em vista o sucesso. Mas como calcular a lucratividade da empresa? O que é lucro? Quais são os tipos existentes? Desenvolveremos esses tópicos em seguida!

O que é o lucro da empresa?
O lucro da empresa é o ganho ao vender um produto ou serviço, retirando a parte das despesas que envolveram a comercialização desse, ou seja, é o dinheiro que sobra após descontar todos os gastos envolvidos na produção e comercialização das mercadorias.
Porém, no universo empresarial, é necessário analisar outros pontos de interesse além de realizar essa “simples conta”. A saúde financeira da empresa, por exemplo, impacta diretamente na lucratividade.
Uma empresa que trabalha no vermelho aproveita menos as oportunidades de crescimento do mercado, pois acaba utilizando a maior parte do dinheiro para resolver pendências.
Diferença entre lucro e faturamento
Os conceitos de lucro e faturamento são constantemente confundidos, e embora ambos sejam relacionados com os resultados de verba que as vendas da empresa geraram, eles não são a mesma coisa!
O faturamento diz respeito à soma dos ganhos da empresa sem nenhuma subtração, é o valor total obtido pela operação do negócio antes de retirar as partes do dinheiro destinada aos custos, de produção, de manutenção, dos salários e outros. Já o lucro, como visto no tópico anterior, é o que sobra do faturamento depois de acertar as despesas.
Diferença entre lucro, lucratividade e rentabilidade
Outros termos que são comumente confundidos, todos relacionados ao controle financeiro porém indicando métricas diferentes:
- Lucro: relação de receita total com os custos totais
O lucro é o ganho da empresa, a sobra de todo o dinheiro que entrou no caixa após retirar os custos e despesas.
- Lucratividade: lucro líquido dividido pela receita total, multiplicado por 100%
A lucratividade calcula se as vendas realizadas são suficientes para pagar os custos fixos e variáveis da empresa.
- Rentabilidade: lucro líquido dividido pelo investimento, multiplicado por 100%
A rentabilidade mostra a eficiência do negócio em gerar lucro com os investimentos, ou seja, ela mede o retorno de um investimento.
Como calcular o lucro de uma empresa?
Como apontado, a fórmula do cálculo do lucro é bem simples, basta encontrar a diferença entre o faturamento obtido com as vendas de um produto ou serviço e os custos de execução do trabalho. Detalhando, é necessário os seguintes dados:
- Total gasto com despesas fixas;
- Total gasto com despesas variáveis;
- Total obtido com as vendas;
- Valores e custos da prestação de serviço aos clientes;
- Valores de aquisição ou fabricação dos produtos.
Ainda, pode-se calcular o lucro líquido e o lucro bruto para facilitar e direcionar os cálculos.
- Lucro bruto: É o valor total tirando a receita total e o custo variável.
- Lucro líquido: São considerados os valores variáveis e os fixos, tudo que precisa ser pago para que a empresa continue rodando.
A partir das seguintes fórmulas:
- Lucro bruto: Receitas totais – custos variáveis
- Lucro líquido: Receita total – custo total
Agora você pode aplicar esses conhecimentos e utilizar as informações obtidas como auxílio em diversas questões da empresa.
Como calcular o lucro de um produto ou serviço
A base do cálculo de lucro é a mesma para o total da empresa e outras especificações como produtos e serviços:
Lucro de produtos: preço de venda – custo do produto – impostos
Lucro de serviços: preço de venda – custo do serviço – impostos
Tipos de lucro de uma empresa
O lucro pode ser analisado de várias formas, e cada tipo de indicador oferece uma visão diferente sobre o desempenho financeiro do andamento da empresa.
Lucro bruto
É a quantia que sobra após retirar os custos diretos (de produção) dos ganhos.
Lucro líquido
É a quantia que sobra após retirar todas as despesas, diretas ou indiretas.
Lucro presumido
É o lucro que a empresa deduz que terá, usado para encaixar a empresa no regime tributário mais adequado.
Lucro real
É um regime tributário padrão, nele os cálculos do que deve ser pago são feitos com base na relação ganhos menos despesas, mais ajustes.
Lucro cessante
Esse lucro é, na verdade, apenas uma possibilidade que não aconteceu por algum motivo impediente, como a quebra de um maquinário.
O que é margem de lucro?
Margem de lucro é a porcentagem do preço de um produto ou serviço que corresponde ao lucro da empresa, ou seja, é a porcentagem gerada a partir da relação à receita total.
Para calcular a margem de lucro: (Lucro / Receita) x 100%
Como estabelecer uma boa margem de lucro?
Os cálculos de diferentes tipos de lucros são métricas que podem auxiliar a empresa dando respostas de qual caminho deve ser seguido, porém mais importante para um bom controle financeiro é compreender se a margem de lucro dos produtos ou serviços estão adequadas para a manutenção e crescimento da empresa.
Não existe um número exato ou fórmula para definir o que é uma boa margem de lucro, vai das necessidades de cada empresa, segmento, demanda pelos produtos ou serviços e mercado.
Se uma empresa está em uma fase de dificuldades, operando próximo ou no vermelho, pode ser uma boa estratégia reduzir a margem de lucro para aumentar a competitividade no mercado, aumentando as vendas e trazendo o lucro mais próximo ao planejado.
Da mesma forma que em momentos de mercado aquecido e muita procura, vale aumentar as margens de lucro, a fim de maximizar a rentabilidade do negócio.
Veja algumas dicas que podem lhe ajudar a encontrar uma margem de lucro ideal:
Conheça seus custos
Ter todos os custos mapeados é importante para avaliar se o dinheiro que sobra é suficiente para manter e investir na empresa, visando crescer.
Estude a concorrência e o mercado
Com conhecimento dos preços e valores do mercado e concorrência fica mais fácil encontrar um ponto de equilíbrio para definir seus próprios preços, levando em conta competitividade e lucratividade.
Preço x Quantidade
A relação entre o preço do produto ou serviço e a quantidade de consumidores dispostos a pagar também auxilia a estabelecer uma margem de lucro adequada.
Continue atento às mudanças
O tempo passa e o mercado muda, a economia melhora e os consumidores se encontram dispostos e gastar mais com seus produtos e serviços.
Por isso é importante ter relatórios frequentes para acompanhar o status do setor financeiro e realizar alterações quando necessário ou possível, a fim de adaptar a empresa ao mercado.
Agora você já entende tudo sobre os lucros e pode adequar as melhores estratégias para sua empresa, visando sempre o crescimento e evolução do negócio.
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