A persona é uma representação fictícia, baseando-se em dados e comportamentais, representando o cliente ideal da sua empresa em Uberlândia. Também conhecida como buyer persona ou avatar, este personagem orienta na criação de conteúdo e no Marketing Digital.
Ao criar um perfil que sintetiza as características do cliente ideal, é possível criar estratégias que estejam alinhadas ao seu público.
O processo de definição de Personas tem o objetivo de definir fatores etnográficos, psicológicos e emocionais do cliente, e assim levar a comunicação a um nível mais profundo e empático.
Por isso, se você vai abrir empresa em Uberlândia, precisa saber definir muito bem a sua persona. Continue a leitura e aprenda tudo sobre o assunto!
Como surgiu o conceito de persona?
Criado por Alan Cooper, designer e programador de softwares, o termo surgiu durante o desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de projetos, em 1983, ao entrevistar Kathy, uma gestora de projetos, para entender melhor o trabalho que ela realizava.
Durante o projeto, Cooper travava diálogos internos, como se fosse Kathy explicando o que precisava daquele software no seu dia a dia.
A partir disso, ele compreendeu a importância de uma persona. Ao ter uma pessoa em mente, imaginando suas dúvidas, necessidades e problemas, é mais simples resolver suas questões.
Mais adiante, as personas foram oficializadas por ele. Até que, em 1998, Cooper lançou o livro explicando o conceito de pessoas.
Qual a importância da persona para a minha empresa em Uberlândia?
Por ser uma síntese do público-alvo da sua empresa, a persona deve possuir suas características, hábitos, desejos e objeções. Dessa maneira, deve representar um nicho com características sociodemográficas em comum.
A criação da persona é um processo. Não dá para simplesmente sair descrevendo alguém que você acha que representa seus clientes. Afinal, nossas percepções podem nos enganar.
Sendo assim, enumeramos alguns motivos que provam a importância da criação de personas para seu negócio em Uberlândia:
- Determina o tipo de conteúdo que você precisa para atingir seus objetivos;
- Define o tom e o estilo de seu conteúdo;
- Ajuda a montar suas estratégias de marketing apresentando o público que deve ser focado;
- Define os tópicos sobre os quais você deve escrever;
- Entende onde os leads buscam suas informações e como querem consumi-las.
Como definir a persona do meu negócio em Uberlândia?
Esse processo deverá ser guiado pela maioria da sua base de clientes para responder a algumas questões que vão ajudar a definir o perfil comportamental de sua persona:
- Quem é o seu potencial cliente? Defina as características físicas e psicológicas do responsável pela compra;
- Que tipo de assunto ele tem interesse dentro do seu setor?
- Quais são as atividades mais comuns que ele realiza? Tanto pessoal, quanto profissional;
- Qual seu nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos?
- Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
- Quais são seus objetivos, suas dificuldades e desafios?
- No caso de produtos B2B, qual é o tipo de empresa que compra a sua solução? E qual o cargo de quem compra?
- Quem influencia suas decisões?
Ao encerrar esse processo, você terá coletado uma boa quantidade de dados brutos sobre os potenciais consumidores.
AUSTER CONTÁBIL
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