Ele é responsável por permitir que a empresa tenha uma comunicação realmente eficiente com seu público-alvo para que haja a conversão em cliente. Por isso, é tão importante entender como fazer um plano de marketing para empresas de Uberlândia.
É muito comum que os empreendedores entrem em contato com conteúdos que enfatizem que uma boa comunicação com o público-alvo é o caminho para aumentar a cartela de cliente. No entanto, sabemos que muitos deles ainda não sabem como fazer um plano de marketing. Por isso, decidimos listar 5 dicas fundamentais para quem está começando.
MAS ANTES, ENTENDA O QUE É UM PLANO DE MARKETING
O Sebrae define que “o Plano de Marketing é uma ferramenta de gestão que deve ser regularmente utilizada e atualizada, pois permite analisar o mercado, adaptando-se às suas constantes mudanças e identificando tendências. Por meio dele, você pode definir resultados a serem alcançados e formular ações para atingir competitividade”.
Além disso, o Sebrae enfatiza que quando o empreendedor conhece o mercado, é capaz de entender o perfil do consumidor e, com isso, “tomar decisões com relação a objetivos e metas, ações de divulgação e comunicação, preço, distribuição, localização do ponto de venda, produtos e serviços adequados ao seu mercado, ou seja, ações necessárias para a satisfação de seus clientes e o sucesso de seu negócio”.
As 5 dicas mais importantes sobre como desenvolver plano de marketing para empresas de Uberlândia

Agora que apresentamos o conceito do plano de marketing, bem como sua importância, é fundamental entender como desenvolver um para o seu negócio.
Saiba que o documento exige ampla pesquisa e diversas etapas. Mas neste artigo resumimos alguns tópicos que são fundamentais para quem deseja começar a desenvolver sua estratégia de marketing.
1. DESENVOLVA UMA ANÁLISE DO AMBIENTE
O primeiro passo, e um dos mais importante, é analisar o ambiente externo e interno que a empresa se encontra. Para isso, o empreendedor deve pesquisar temas, como: concorrentes, fatores políticos, consumidores, econômicos, culturais, legais, tecnológicos.
Além disso, será necessário analisar o ambiente interno da empresa. Ou seja, é importante entender quais são os pontos fortes e fracos, por meio de uma análise SWOT, quais são os recursos financeiros e humanos do negócio. Além, é claro, de definir um propósito forte que norteará a vida da empresa.
Todas as informações externas exigirão um levantamento que pode ser encontrado em livros, jornais, revistas e até em conversas com especialistas do setor.
2. DEFINA SEU PÚBLICO-ALVO
Novos empreendedores, geralmente, pensam em vender para quem tiver interesse em comprar. Só que no marketing, as coisas não são bem assim.
Cada produto atende a demanda de determinado consumidor. E quando o empreendedor sabe as características básicas desse consumidor, a comunicação e publicidade pode ser mais efetiva.
Desta forma, desenvolver uma pesquisa para identificar quem é o público-alvo da empresa é indispensável. Alguns dados que devem constar na definição do público-alvo são: faixa etária; sexo; profissão; renda; idade e nível educacional.
3. DEFINA O POSICIONAMENTO DA EMPRESA NO MERCADO
Supondo que o empreendedor já entende em qual cenário está inserido, tem um propósito bem definido. É hora de definir qual posicionamento a empresa terá no mercado para atingir seu público-alvo.
Para definir um posicionamento, o empreendedor precisa definir qual imagem deseja transmitir para o mercado. Isso significa, por exemplo, com quem vai se comunicar, com qual tom transmitirá o que deseja, em quais meios investirá para atingir seu público.
4. DETERMINA OBJETIVOS E METAS
Ao desenvolver um plano de marketing, também é essencial definir quais serão seus objetivos com eles. Também é essencial definir metas realistas para atingir cada objetivo.
Por exemplo: a empresa que tem como objetivo aumentar suas vendas em 5% no seu e-commerce, precisará definir em metas, que aqui são como caminhos, para realmente conquistar o que deseja.
5. PLANEJAMENTO É TUDO
Como desenvolver um plano de marketing para empresas de Uberlândia é um tema longo, mas acreditamos que explicamos os pontos principais para quem está começando.
Por fim, gostaríamos de enfatizar, mais uma vez, que o planejamento dentro de uma empresa nunca é demais e garante conquistas importantes. Por isso, gostaríamos de convidar nossos leitores para ler um outro artigo no qual explicamos como desenvolver um plano de vendas.