O plano de negócio é uma ferramenta altamente necessária para uma empresa. Ela faz parte da gestão e permitirá diversos benefícios. Entenda mais sobre o assunto neste artigo!
José Dornelas explica, em seu livro “Plano de Negócios, seu guia definitivo”, que o documento é “utilizado para planejar um empreendimento ou unidade de negócios, em estágio inicial ou não, com o propósito de definir e delinear sua estratégia de atuação para o futuro. Trata-se ainda de um guia para a gestão estratégica de um negócio ou unidade empresarial”.
Ele ainda explica que o documento deve ser criado após desenvolver uma ideia e entender as oportunidades de mercado. Ou seja, o plano de negócio deve ser elaborado após o empreendedor ter bem definido qual a sua ideia de empresa e antes de abrir empresa.
O passo a passo para desenvolver um plano de negócio realmente eficaz

É por meio do plano que será definido um bom planejamento para o futuro do negócio.
“Negócios criados sem planejamento são empresas conhecidas como “estilo de vida” nas quais os empreendedores não têm visão clara de crescimento e de como será a empresa daqui a 5, 10, 20 anos. Por isso, ao se estabelecer um objetivo de crescimento para um negócio, seja em relação à receita, lucro, número de clientes, participação de mercado etc., fica mais evidente a necessidade de se planejar cada passo que será dado para que o objetivo seja atingido”, explica o autor.
A estrutura
O primeiro passo para desenvolver o seu plano de negócio é elaborar a estrutura do documento. José Dornelas ensina que ele deve conter as seguintes informações:
- Sumário Executivo
- Conceito do Negócio
- Mercado e Competidores
- Equipe de Gestão
- Produtos e Serviços
- Estrutura e Operações
- Marketing e Vendas
- Estratégia de Crescimento
- Finanças
Vamos falar sobre cada uma.
Sumário Executivo
Nesta etapa, o empreendedor precisa definir qual será o conceito do seu negócio. Além disso, deverá descrever as oportunidades, como está o mercado, quais são seus concorrentes, e quais produtos e serviços deseja oferecer.
É interessante também definir quais serão as vantagens competitivas da empresa. Outras informações relevantes são: como será a estrutura e as operações, as projeções de venda, a estratégia para crescer e se haverá necessidade de aporte de recursos.
Conceito do negócio
O autor ensina que é importante fazer uma apresentação da empresa por meio do seu histórico. Defina a visão e valores. Resuma os produtos e serviços. Além disso, descreva todos os aspectos legais que serão necessários colocar em prática para o seu funcionamento.
Mercado e competidores
É hora de analisar o mercado. Procure por estatísticas em sites especializados ou na imprensa. Verifique os dados dos seus concorrentes. Também é importante definir a necessidade do cliente e definir suas vantagens sobre os concorrentes.
Equipe de gestão
Defina quem estará a cargo de cada tarefa, quais serão as metas de cada um. O especialista ainda recomenda definir quais são os pontos fortes e fracos de cada gestor.
Produtos e serviços
Nesta parte do plano de negócio, o empreendedor deverá descrever seus produtos e serviços, os benefícios, custos e fornecedores.
Estrutura e Operações
Desenvolva um detalhamento da sua estrutura e operação. Para isso, será necessário obter informações, como quais serão as máquinas e equipamentos necessários, quais processos, quais políticas de recursos humanos, quais fornecedores e matéria-prima serão essenciais para a sua empresa.
Marketing e venda
Esta etapa é uma das essenciais para um bom posicionamento da empresa. O empreendedor deverá definir o posicionamento do seu produto ou serviço, quais praças e canais ele estará, qual preço praticará, se haverá promoção, qual a projeção e de venda e quais parcerias podem ser interessantes.
Estratégia de crescimento
A etapa exige que o empreendedor defina objetivos e metas. A partir disso, será necessário definir quais estratégias serão colocadas em prática para atingir cada meta e objetivo.
Finanças
Por fim, nesta etapa, é hora de falar de dinheiro. Será fundamental entender quanto será necessário investir para abrir a empresa, qual o capital de giro necessário, qual será a composição dos custos e despesas e ainda fazer uma projeção de crescimento para, no mínimo, 5 anos.
Agora que você já sabe como fazer um plano de negócio, vale destacar que com a ajuda de um contador o desenvolvimento do documento pode ser feito de forma rápida e segura.
Afinal, o profissional tem o conhecimento necessário para ajudar o empreendedor a trilhar seu caminho com mais praticidade. Nossa recomendação é que você leia nosso artigo e saiba como encontrar um contador confiável para o seu negócio.
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