Auster Inteligência Contábil

Posicionamento de marca: o que é e como definir em sua empresa em Uberlândia

Posicionamento De Marca - Auster Inteligência Contábil

O posicionamento de marca é um fator determinante para qualquer empresa. É por meio dele que a sua empresa em Uberlândia pode alcançar o tão almejado sucesso e sair na frente do mercado competitivo.

No mundo dos negócios, empresas estão sempre “brigando” para serem a melhor em um determinado aspecto. Essa competição entre as marcas é muito mais visível em segmentos específicos, em que as empresas tentam ultrapassar a concorrência.

Existem diversos fatores que fazem com que as empresas busquem se destacar dentro do mercado: gerar mais lucro; buscar reconhecimento; vender mais; gerar leads; fidelizar clientes, enfim. Todos esses objetivos podem ser alcançados se a empresa trabalhar o posicionamento da sua marca.

O que é posicionamento de marca?

Apesar do conceito de posicionamento no marketing possuir vários termos diferentes: posicionamento de marca; posicionamento de mercado; posicionamento comercial, o significado é o mesmo.

A definição mais comum a respeito do posicionamento de marca está relacionada a como o cliente vê a sua marca, mas podemos dizer que seu conceito vai muito além disso.

Al Ries e Jack Trout, pioneiros da teoria do posicionamento e autores do livro “Posicionamento: a batalha por sua mente”, definem este conceito como a representação de como você quer que a sua marca seja percebida pelos consumidores. 

Portanto, este conceito diz mais sobre a sua marca e o que você deseja para ela do que como os clientes a enxergam. É por isso que, para projetar a visão que você quer passar, é preciso saber se posicionar diante do mercado.

Exemplo de posicionamento de mercado

Uma das empresas que têm um forte posicionamento no mercado é a Coca-Cola. Pode não ser o refrigerante preferido de muita gente mas é, sem dúvida, o mais popular do mundo.

Ao longo de seus 136 anos, a Coca-Cola se dedicou a entregar valor, projetando-se na vida de milhares de pessoas como o refrigerante que está em todos os lugares, acompanhando o público em todos os momentos felizes.

Claro que, além de se projetar como uma companheira, leva-se em consideração diversos outros fatores, como a sua identidade visual, por exemplo.

Utilizando a Coca-Cola como referência, podemos ver que o posicionamento depende muito de como você deseja que a sua marca seja lembrada. Dessa forma, você consegue se posicionar e criar gatilhos mentais que façam o cliente lembrar da sua marca.

Como definir o posicionamento da sua marca em uma empresa em Uberlândia?

O posicionamento de marca não é uma coisa que pode ser copiada. Afinal, cada marca tem suas particularidades e suas próprias características. Mas existem algumas estratégias que podem te ajudar a pensar no seu próprio posicionamento!

Defina sua persona

Se você já tem seu próprio negócio, sabe que é praticamente impossível vender sem definir seu público-alvo. 

Da mesma forma, é muito difícil tentar se posicionar no mercado sem conhecer a persona que você quer que se lembre da sua marca.

Resolva problemas

A venda de um produto ou serviço normalmente ocorre porque o cliente precisa resolver um problema.

Entender quais são os problemas que os clientes buscam resolver pode servir como um gatilho para fazê-lo lembrar que a sua empresa pode atender sua necessidade.

Pense em um diferencial

Um dos pontos mais importantes em relação ao posicionamento da sua marca é justamente o diferencial que ela tem a oferecer. Como dissemos anteriormente, não se pode copiar as ideias de outra marca. É preciso agir com originalidade e autenticidade. 

Isso não significa que você não deve buscar referências. Utilizar estratégias de benchmarking é essencial para ter boas ideias.

AUSTER CONTÁBIL

Com mais de 32 anos no mercado, somos uma empresa de serviços contábeis, experiente, versátil, com profissionais capacitados, perfil tecnológico e comprometida com os resultados de nossos clientes.

Vai abrir uma empresa em Uberlândia? Precisa de ajuda para definir sua cultura organizacional? Entre em contato com a Auster e tenha a tranquilidade e o apoio necessário para levar o seu negócio ao sucesso!

Sair da versão mobile