Com o mês de novembro começam os preparativos para as datas de alta do mercado. Entre essas datas está a Black Friday. Na última sexta feira do mês de novembro o comércio limpa os estoques com preços mais baixos para ter espaço para os novos produtos e para conseguir atender a demanda das datas comemorativas.

Esse dia é uma ótima oportunidade para os negócios incrementarem as receitas, desde que um planejamento eficiente seja feito. É necessário pensar em se destacar da concorrência, atender as necessidades do seu público, criar descontos incríveis e lidar com as questões logísticas e muito mais.

Empresas de todos os segmentos podem aproveitar a oportunidade para aumentar as vendas e fidelizar clientes. Por isso trouxemos alguns pontos importantes para que as dúvidas sobre o evento sejam sanadas e a Black Friday da sua empresa seja um sucesso. 

Black Friday

Planejamento

Para um evento de sucesso é necessário se planejar e um planejamento estratégico pode te ajudar muito. Ele consiste em uma ferramenta que envolve a organização e o estabelecimento de estratégias para o alcance de objetivos determinados. Entendendo aonde quer chegar é mais fácil planejar o trajeto, assim que o planejamento estratégico trabalha, definindo metas até a tomada de decisões e colocar em prática ações que visam atingir o que foi proposto. Na Black Friday, a estratégia é essencial.

Seguindo, é necessário conhecer o seu escritório, analisar os pontos fracos e fortes da empresa e determinar a sua vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Após entender o seu negócio é preciso conhecer o seu público, determinando a persona de seu negócio, ficará mais fácil planejar ações estratégicas focadas nela, atingindo de forma mais certeira o seu público-alvo.

Após conhecer seu objetivo, seu público e sua empresa é preciso criar planos de ação, estabelecer cronogramas e designar a equipe responsável e segmentar as ações a serem tomadas.

Vendas

A Black Friday é marcada por promoções imperdíveis, ofertas impressionantes e fenômenos de vendas que movimentam todo país.

Empresas de todos os portes e segmentos podem aprender estratégias para vender mais na Black Friday e aproveitar a data para disparar suas vendas e não apenas os varejistas tradicionais.

Entenda o que seu cliente quer

O ponto inicial para desenvolver uma promoção na Black Friday é compreender o perfil dos seus clientes e o que eles esperam da data. Primeiro passo é analisar o histórico de compras dos clientes e separar seus leads mais promissores para criar ofertas diferenciadas. 

Planeje a sua campanha

Planejar com antecedência é importante para que qualquer ação funcione, então, capriche na sua campanha e comece a organizar suas ideias. Sobre quais produtos você pretende oferecer desconto? E quanto pretende baixar os preços? Já sabe como vai divulgar as promoções e qual público pretende atingir? Chegou a hora de se preparar para este evento!

Trabalhe com os produtos mais desejados

A Black Friday é uma das datas mais importantes para o varejo, e muitos consumidores passam o ano inteiro esperando que ela chegue para comprar coisas que desejam muito. Um dos maiores erros dos comerciantes é aproveitar a ocasião para simplesmente diminuir os preços de produtos encalhados no estoque, pelos quais ninguém se interessou.

Se você realmente quer atrair novos clientes e fidelizá-los, use a Black Friday para oferecer o que a sua empresa tem de mais interessante. Nesse período, muitos comércios estão preparando ofertas atrativas, e se você não fizer o mesmo, vai acabar ficando para trás.

Fidelizar clientes

Na Black Friday o corte nos preços é obrigatório para que a sua empresa possa chamar a atenção dos clientes nesse dia ou semana. Porém, isso não quer dizer que você precisa focar apenas no desconto. Para efetivamente ter sucesso, as ofertas da Black Friday devem ter objetivos além do aumento das vendas.

Então, a solução é criar ações estratégicas para destacar sua marca e chamar a atenção dos consumidores. 

Anuncie as ofertas com antecedência

Apesar de as ofertas valerem apenas na última sexta-feira de novembro, os consumidores começam suas pesquisas muito antes, eles querem saber quais serão os itens em promoção e qual será o desconto em cada produto ofertado, pois assim podem planejar suas compras.

Para alcançar os clientes nessa fase de pesquisa pré-Black Friday, você pode anunciar com antecedência a lista de produtos que estarão em promoção na sua loja.

Para isso, é possível, por exemplo:

  • Criar uma área no seu site ou loja online listando todos os produtos participantes da Black Friday;
  • Enviar um e-mail com a lista dos produtos que estarão em promoção na loja para sua base de clientes;
  • Marcar com um sinal especial (no e-commerce e na loja física) os produtos que terão desconto especial.

Crie ofertas exclusivas para clientes fiéis

Se preparar para a Black Friday não deve ser vista apenas como uma oportunidade para vender mais. Essa ocasião também é muito útil para fortalecer o relacionamento com seus clientes. 

Para isso, você pode criar ofertas e descontos exclusivos para os consumidores mais recorrentes e/ou antigos.

  • Anuncie com antecedência as ofertas de Black Friday, certo? Neste sentido, que tal informar, antes de todo mundo, os seus clientes fiéis?
  • Oferecer um tipo de desconto especial, válido somente para os clientes que participam do programa de fidelidade da sua loja;
  • Oferecer desconto em itens extras, disponíveis apenas para um grupo seleto de consumidores que sempre compram em sua loja ou que são clientes há anos.

Desenvolva ações personalizadas

Se você quer atrair e fidelizar clientes na Black Friday, precisa investir em ofertas personalizadas!

Confira algumas formas de desenvolver ações personalizadas na Black Friday:

  • Faça uma lista dos clientes que compraram na última Black Friday e verifique os produtos que eles adquiriram. 
  • Avalie os clientes que, no último ano, compraram produtos complementares aos itens que você irá colocar em promoção nesta Black Friday. 

Estratégias de marketing

O primeiro passo da venda na Black Friday é fazer com que o cliente se interesse pelo seu produto ou serviço, antes de avaliar se vale a pena adquiri-lo nessa época. Por isso, separamos 4 estratégias de marketing para usar durante a Black Friday.

Revise o SEO do seu site

Uma boa estratégia de marketing está diretamente relacionada aos princípios de SEO, capazes de contribuir com a visibilidade do site no Google. Dessa forma o primeiro passo é analisar a estrutura do site no que diz respeito a títulos, descrições de produtos, URLs e conteúdos relacionados e usar o algoritmo ao seu favor.

Invista em Anúncios Patrocinados

O Google Adwords e o Facebook Ads podem te ajudar bastante na Black Friday. Invista em promoções para quem acompanha suas redes sociais, assim. Crie campanhas criativas e otimizadas, descartando os anúncios que não geram resultado

Pense na jornada de compra do cliente

Conhecer o caminho que os usuários percorrem no seu e-commerce é fundamental, então entenda esse processo e use-o ao seu favor. Esteja atento a abandonos e desistências de produtos e serviços, e tenha em mente a importância da experiência do cliente.

Instigue o cliente a conferir suas promoções durante a Black Friday

Comece um processo de marketing desde já. Maravilhe o seu cliente com a possibilidade de oportunidades imperdíveis. Boas propagandas, desde já, fazem com que expectativas sejam criadas, assim só é necessário tomar cuidado para que as expectativas sejam cumpridas.

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