Auster Inteligência Contábil

Modelo de negócio: o que é e como estruturá-lo?

Modelo De Negocio - Auster Inteligência Contábil

O modelo de negócio é uma das ferramentas mais utilizadas por empreendedores, pois não demanda muito tempo de elaboração e traz muito mais clareza do que um longo texto descritivo.

Esse modelo é útil para visualizar de maneira ampla a proposta de valor daquilo que você tem a oferecer ao seu público. Nele, você descreve um esquema integrado de decisões estratégicas para concretizar a proposta pretendida.

Consiste em uma estrutura visual que permite que o empreendedor faça anotações, desenhos, insira elementos gráficos ou até cole adesivos que facilitam na compreensão das ideias e ações importantes para que haja a entrega de valor.

É um modelo que nos dá a possibilidade de verificar, corrigir, colocar em foco tudo que é importante e ajuda a descobrir aquilo que precisa ser modificado.

Por ser uma ferramenta visual, é muito mais simples compreender a  ideia do negócio, o que permite que outros participantes possam analisar e colaborar na construção desse modelo.

Como construir um modelo de negócio?

A forma mais popular de criar um modelo de negócio é através da ferramenta Canvas, que possibilita organizar as ideias em um quadro, permitindo que sejam visualizadas como um todo. 

O quadro é composto por nove blocos que pretendem responder a quatro perguntas:

Com essa ferramenta, você pode descrever a essência do seu futuro ou atual negócio e todos os elementos necessários para o seu funcionamento. Cada um dos nove blocos corresponde a uma parte específica da  sua ideia.

1 – Segmento de clientes

O consumidor é o elemento mais importante para um negócio. Sem ele, não existem motivos para vender. Por isso, é preciso definir bem qual tipo de público deseja atender. 

Responda à pergunta “para quem será feito?”, refletindo sobre os perfis de clientes, e assim, segmentando-os.

2 – Proposta de valor

Consiste no valor que você deseja entregar aos seus clientes. Vai muito além do que definir produtos e serviços, pois, é necessário definir a razão pela qual cada cliente deverá adquirir seus produtos. Quando se tem um público definido, você é capaz de entender as necessidades, baseando-se no perfil de cada um deles.

3 – Canais

Nesse bloco é definido de que forma seus produtos ou serviços chegarão até os clientes. É o canal de vendas.

4 – Relacionamento com clientes

Com seu público definido, é preciso pensar em estratégias para criar um vínculo com ele, e desenvolver uma boa relação para torná-los fiéis à sua marca.

5 – Fontes de receita

Trata-se de como será a entrada de receita no seu negócio, ou seja, como seus clientes pagarão pelo que você oferece.

6 – Recursos principais

São todos os recursos necessários para que possa entregar a proposta pretendida.

7 – Atividades principais

São todas as atividades necessárias para o funcionamento do negócio. Atividades de produção e prestação de serviços, e tarefas administrativas.

8 – Parcerias principais

Fornecedores e parceiros que podem apoiar no desenvolvimento do negócio.

9 – Estrutura de custo

Aqui, deverá ser indicado todos os custos envolvidos na operação do negócio.

Diferença entre Plano de Negócio e Modelo de Negócio

É importante lembrar que, apesar de terem nomes parecidos, o plano de negócio e o modelo de negócio são coisas diferentes. 

O plano de negócio serve para avaliar se a sua ideia é viável, e é muito mais concentrado em “qual” é a sua ideia. Já o modelo de negócio auxilia na execução do seu projeto, centralizando nas atividades e em “como” você entregará valor ao cliente.

AUSTER CONTÁBIL

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